Estudantes de Medicina Veterinária das Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI) participaram no final de semana, do curso de produção de silagem, em parceria com o Sindicato Rural de Adamantina e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
O curso, ministrado pelo técnico do Senar São Paulo, Ângelo Costa Morales, capacita os alunos para o desenvolvimento da técnica de armazenamento da provisão de alimentos para os animais.
“[No curso] vemos os aspectos gerais sobre uma boa silagem, a qualidade do material a ser colocado dentro do silo e todos os cuidados necessários para a boa confecção de um silo. Um silo de boa qualidade vai conservar por até três anos o material a ser servido aos animais na época da seca e da falta de comida”, explicou Morales, ao lembrar que as aulas são divididas em módulos teórico e prático.
Para o Prof. Dr. Alexandre Wolf, que acompanhou o curso, a parceria entre a FAI e o Senar é importante para o aperfeiçoamento da aprendizagem do aluno enquanto futuro profissional da área.
“Os cursos do Senar são de excelência e bem focados para a prática, para o dia a dia. Isso vem contribuir porque o aluno pode trazer esse conhecimento prático para dentro da sala de aula, passando isso para os seus colegas e para o próprio professor. É uma forma de o aluno sair melhor preparado e já com essa formação prática que poderá aplicar logo após a sua formatura”, apontou Wolf.
Aproximadamente 20 alunos participaram das aulas teóricas e práticas em salas e na área de pasto da Clínica Veterinária da FAI no sábado, 30 e domingo, 31 de agosto, nos períodos da manhã e tarde.