Com um delicioso café da manhã em uma agradável manhã de sol, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Dracena inaugurou nessa sexta-feira, 12, o Jardim Sensorial, nas dependências da Apae Rural, com a presença de funcionários, alunos de Dracena e região, empresários, prefeito José Antônio Pedretti e demais autoridades municipais. Veja as fotos da inauguração no Portal Regional – www.portalregional.net.br
O Jardim Sensorial visa proporcionar várias sensações estimulando os cincos sentidos. Mais que um atrativo aos alunos, o jardim é uma ferramenta de trabalho que utiliza as propriedades funcionais da natureza e dos sentidos contribuindo na reabilitação, na melhora da qualidade de vida e no desenvolvimento físico, mental e espiritual.
Tem como objetivo estimular o desenvolvimento físico, mental e espiritual, ativar a percepção, estimular aspectos sensoriais como visão, audição, olfato, gustação e tato, além de trabalhar o equilíbrio, proporcionar o contato com a natureza, estimular a consciência de preservação ambiental, incentivar a curiosidade por novos aprendizados e valores, e oferecer novos espaços para a aprendizagem de cores, plantas e animais. O jardim é composto por várias estações (visual, auditiva, olfato, entre outros). Na ocasião, a diretora da Apae, Adriana Miagui Despencieri, passou por cada estação e explicou sobre cada uma delas para todos os convidados.
Os alunos que participaram do curso no Jardim Sensorial com o projeto de jardinagem “Mãos que Cuidam”, no último mês, receberam certificado de conclusão. A construção do jardim foi iniciada em 2010, a partir de recurso do repasse do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Dracena (FMDCA) destinado as entidades. O fisioterapeuta Daniel Sobreira e a professora da entidade Ivone Fávero foram os idealizadores do projeto.
CAMPANHA – Na oportunidade foi lançada a campanha de doação do Imposto de Renda 2014 pelo Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). O objetivo é buscar recursos através de pessoas físicas utilizando o formulário completo para direcionar até 6% do Imposto de Renda (IR). Os contribuintes que tiverem dúvidas nos procedimentos da doação deverão procurar a ajuda de um contador.
O CMDCA atua com regras previstas em lei distribuindo os recursos recebidos através do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA), projetos assistenciais destinados à criança e adolescente. Estes projetos são apresentados pelas instituições que prestam assistência e devem ser previamente aprovados pelo CMDCA.