Na manhã do último dia 23, o secretário municipal de Saúde de Brasilândia (MS), Oziel Soares, apresentou a prestação de contas do segundo quadrimestre de 2014, em audiência pública. O evento foi realizado no plenário da Câmara de Vereadores, onde o secretário da pasta e gestor do Fundo Municipal de Saúde (FMS) apresentou todos os investimentos na área da saúde pública.
“O objetivo é apresentar, de forma transparente, os trabalhos realizados pela secretaria, pois o investimento é feito pela nossa população”, disse o secretário.
No final, Soares esclareceu dúvidas daqueles que estavam presentes no plenário. Participaram do encontro os vereadores Carlos Amorim, Cristiane Saraiva e o radialista e segundo tesoureiro do Hospital, Júlio César Paulino Maia (Marcos Brasil).
PAGAMENTOS E AQUISIÇÕES – O relatório apresentado apontou que, de 1º de maio até 31 de agosto deste ano, foram investidos mais de R$ 2 milhões com contrapartida municipal, pagamento de pessoal, telefone, energia elétrica, combustível, aquisição e manutenção de ambulância e outros veículos, aquisição de material permanente, de limpeza, manutenção de informática, medicamentos, materiais de laboratório, material de expediente, serviços gráficos, repasses para o hospital e farmácia local e contrapartida para reformas e construção de unidades de saúde.
VIAGENS DE PACIENTES – Foram realizadas, no segundo quadrimestre, 424 viagens com paciente para as unidades de referência no MS: Campo Grande, Paranaíba e Três Lagoas. Nessas viagens, foram realizadas 991 consultas especializadas e 283 exames especializados em Campo Grande e Três Lagoas e mais 23 internações em psiquiatria e dependência química, em Paranaíba. O município também forneceu 74 viagens para fora das unidades de referência, levando pacientes a Presidente Prudente, Tupi Paulista, Catanduva, Bataguassu, Dracena e Pirapozinho.
ATENDIMENTOS – No Programa de Saúde Bucal, de maio a agosto, foram feitas 3.120 escovações supervisionadas e 140 encaminhamentos para o Centro Especializado Odontológico, em Três Lagoas. Também foram distribuídas 524.621 unidades de medicamentos a 10.781 pacientes atendidos.
A saúde municipal realizou 27.840 atendimentos em unidades básicas de saúde com clínica geral, pediatria, ginecologia e obstetrícia, neurologia, cardiologia, odontologia, psicologia, assistência social, fonoaudiologia, nutricionista, fisioterapia, enfermagem e educação física. Desses atendimentos, destacam-se 10.201 exames laboratoriais e 9.600 consultas em clínica médica, cardiologia, neurologia e pré-natal.