No último fim de semana, apareceu pela internet uma quantidade enorme de fotos que mostram celebridades nuas ou semi-nuas. E ao que parece o vazamento ocorreu graças a falhas descobertas na iCloud.
O sistema de armazenamento em nuvem da Apple é usado por clientes da empresa para sincronizar eventos de calendário, contatos, e-mails e outras coisas entre os dispositivos da empresa: uma informação salva no iPhone aparece no iPad e no Mac, por exemplo. Um dos recursos oferecidos pela iCloud é o de backup, e pode ter sido ele o causador do problema.
O vazamento mostra centenas de imagens de famosos como as atrizes Jennifer Lawrence, Kristen Dunst e Mary Elizabeth Winstead e da cantora Ariana Grande. Algumas delas confirmaram a autenticidade das fotos, enquanto outras apontaram que elas são falsas.
A Apple ainda não falou sobre o ocorrido, mas Mary Elizabeth Winstead apontou para a possibilidade de uma falha grave na iCloud. Pelo Twitter, a atriz que interpretou Ramona Flowers em “Scott Pingrim Contra o Mundo” afirmou que as fotos haviam sido deletadas há muito tempo.
Protagonista da franquia “Jogos Vorazes”, Jennifer Lawrence também confirmou a veracidade das imagens, mas ameaçou processar qualquer um que as republicar. O Twitter até começou a suspender usuários que postaram as imagens.