Célia Brandani é a segunda candidata de Dracena, entrevistada pelo Jornal Regional, para as eleições em outubro. Concorre para ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa paulista, pelo Partido dos Trabalhadores (PT), ela tem como propostas a reativação da ferrovia, geração de empregos, incentivos fiscais e compensação por presídios.
FERROVIA – A proposta principal é a questão do desenvolvimento econômico regional. Propostas unindo as prefeituras e o Governo do Estado que façam projetos subsidiando os seus impostos as empresas que vierem a se instalar na região. “Porque esse é o momento em que receberemos em Panorama a ferrovia Norte/Sul, uma forma de desenvolvimento, na qual a nossa rodovia possivelmente será reinstalada e que dará às empresas de transporte de carga uma opção para redução de custos nos produtos, abrindo horizonte a novos investimentos de indústrias nas cidades da região, e consequentemente, a criação de novos empregos”, explicou.
Como exemplo, Célia citou o município de Três Lagoas (MS), como modelo, no qual, o governo do estado do Mato Grosso do Sul estudou uma alíquota de desconto para o seu ICMS para ver em quantos por centos poderia dar de desconto as empresas que se instalassem em municípios do Estado, de uma forma que não prejudicaria o repasse do FMP para os demais municípios do Mato Grosso do Sul.
INDÚSTRIA – Outra atividade aproveitada com a construção da ferrovia será a busca de condições para a instalação de indústrias de transformação de matérias-primas, que poderão chegar pelo porto fluvial de Panorama. Célia cita como exemplo, o algodão que virá dos estados do Norte do País, que poderá ser transformado aqui e agregará valor à região, assim como quaisquer outros produtos primários. “Essa demanda além de fortificar a Nova Alta Paulista como polo industrial, irá trazer empregos diretos e indiretos para toda a população”, enfatiza a candidata.
ECONOMIA – Brandani explica que a cana-de-açúcar está em decadência e a região necessita de outra economia para se manter. “A cana não tem mais o rendimento que tinha há sete anos. Estudos mostram que se continuar dessa forma e o clima não ajudar serão somente mais sete anos de cana na região. Em virtude disso, é necessário fortalecer os pequenos agricultores. Caso eles voltem para o campo será necessário se enquadrar no programa da agricultura familiar e dos pequenos agricultores”, pontua.
TERRITÓRIO DA CIDADANIA – Brandani enfatiza em criar condições políticas junto aos governos Federal, Estadual e aos gestores municipais para a implantação do Território da Cidadania na região, bem como estâncias turísticas para as cidades banhadas pelo Rio Paraná.
SAÚDE – A candidata ressalta que na área da saúde o gestor da pasta tem que ter uma melhor atuação durante a estratégia de sua gestão. E acrescenta informação sobre a necessidade de se aumentar as unidades de ESFs (Estratégias da Saúde da Família) nos municípios da Nova Alta Paulista, orientando os municípios nos programas fornecidos pelo Governo Federal, e sobre a criação de um Hospital Regional na microrregião, tendo em vista que o mais próximo está em Presidente Prudente e que já está superlotado de atendimentos e cirurgias diárias.
PRESÍDIOS – Brandani pretende apresentar projetos ao Governo Estadual para que haja uma compensação após a instalação e abrigo das unidades prisionais na Nova Alta Paulista. “Há muitos anos o panorama de nossa região se modificou com a instalação dos presídios, mas não recebemos nada em troca deste ônus. A vinda das unidades trouxe um aumento da população e isso impactou as áreas da saúde, educação, e principalmente a segurança, e não houve ações no sentido de diminuir esses problemas. Com a compensação será possível fortalecer a segurança e possibilitar uma melhor prestação de serviço em vários setores”, diz.
INCENTIVOS FISCAIS – Outra proposta apresentada pela candidata é a criação de uma política estadual de incentivos fiscais para a região, como a possível criação de uma zona franca como ação a resposta política tributária dos estados vizinhos.
MULHERES – Uma das principais lutas, segundo a candidata, será fortalecer a participação social na defesa da cidadania e despertar maior participação da população e principalmente das mulheres na vida pública. O foco será a criação de políticas públicas que contribuam para a qualidade de vida das mulheres.
BIOGRAFIA – Célia Brandani é vice-prefeita de Dracena e reside no município há mais de 40 anos. Foi funcionária da Caixa Econômica Federal por 28 anos, onde se aposentou. Atualmente administra sua empresa de prestação de serviços de financiamento da casa própria. É formada em Economia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); Direito pela Universidade de Cuiabá (UNIC); tem pós-graduação em Finanças e Controladoria pela UNIC e também em Gestão Pública no Brasil pela Universidade Federal de Santa Catarina. Participa da diretoria da Associação Bancária de Dracena (ABD) e do Rotary Club de Dracena, onde foi presidente durante os anos de 2011/2012. Esteve à frente da Casa do Adolescente (S.O.S.) e da Avahu (Associação de Valorização Humana).