“A primeira medida como deputado federal será lutar junto ao Governo do Estado para que a nossa região se transforme em sede administrativa de Governo”, defende o candidato à Câmara Federal, Chico Rossi (PR). De acordo com Rossi, a região continua esquecida. “Ninguém (Governo Federal e Estadual) sabe quem somos, mas não podemos depender mais de outras regiões, hoje, quem é de Dracena (microrregião), depende de Presidente Pudente e quem é de Adamantina (também microrregião), depende de Presidente Prudente”, analisa. Tendo como referência a região administrativa, Rossi acredita que será possível importantes conquistas, como exemplo, ele cita a construção de um hospital regional, hospital psiquiátrico e hospital penitenciário.
“Estamos em uma região que possui 22 presídios, é uma população carcerária muito grande que precisa de um local próprio para os atendimentos”, afima o candidato, referindo-se aos encaminhamentos de detentos para os prontos socorros e hospitais da região.
ZONA FICAL – A região administrativa na Alta Paulista também dará suporte, de acordo com Rossi, para implantar uma zona de incentivo fical na região que irá combater a guerra fical do estado do Mato Grosso do Sul (MS).
“Estamos separados do MS, por um rio (Paraná), mas as empresas do estado vizinho estão progredindo, graças aos apoios que recebem e uma zona de incentivo fical, mesmo que seja provisória, vai permitir que as empresas da nossa região possam pelo menos respirar”, afima.
AGRICULTURA FAMILIAR – Rossi também defende a agricultura familiar. “Hoje, os proprietários estão arrendando as terras, a canade-açúcar está se tornando uma monocultura e temos que reforçar e incentivar o pequeno produtor”, esclarece.
TRANSPORTE FERROVIÁRIO – A reativação do transporte ferroviário, pelo menos de cargas, é outra prioridade no programa do candidato. “A região se tornou um polo produtor de álcool e açúcar, além disso, temos mais demandas de produtos fabricados aqui, que dependem do transporte rodoviário, que é mais caro que o ferroviário”, acrescenta.
AEROPORTO – Tendo como sustentação, a região administrativa, Rossi tem como proposta, transformar o aeroporto de Dracena, em porto seco para importação e exportação.
“A pista suporta aviões de grande porte e com a zona de incentivos ficais, vai incentivar a instalação de novas empresas, o que vai gerar empregos, renda e criar uma base para as indústrias utilizarem o aeroporto. Já temos a Receita Federal em Dracena que favorece o processo de implantação no aeroporto, de um porto seco”, enfatiza.
Rossi reforça que está trabalhando, como vereador, para implantação de uma linha comercial no aeroporto em Dracena, com voos para São Paulo, Campinas e também outras regiões do País.
VOTO DISTRITAL Outra bandeira de Rossi, é a implantação do voto distrital. “Meu compromisso com prefeitos e vereadores é de um deputado distrital, é a forma de transformarmos a região”, enfatiza.
No programa de campanha, Rossi destaca a necessidade de criar na região uma delegacia da Polícia Federal. “O movimento na SP-294 aumentou muito com a ponte em Paulicéia e se transformou num corredor de tráfio de drogas, a Delegacia da PF, dará suporte à Polícia Militar e Civil”, explica.
SAÚDE E EDUCAÇÃO – Apoio às santas casas da região e incentivo às Prefeituras para investirem em PSFs e ESFs estão nas metas de Rossi. “A população sendo bem atendida na saúde básica, vai evitar a sobrecarga nos hospitais e santas casas que passam por extremas difiuldades financeiras”, constata.
“Para que a região saia do marasmo, temos que lutar por uma universidade federal, é preciso também que o presidente da República venha conhecer nossa realidade”, conclui o candidato.
BIOGRAFIA – Chico Rossi é cirurgião dentista, vereador pelo quarto mandato, ex-secretário municipal da Saúde, ex-presidente da Casa do Menor (hoje Casa da Criança). É candidato a deputado federal pela segunda vez. Na primeira, fiou como suplente.