O município de Santa Mercedes está em festa hoje, 24, pela comemoração dos 64 anos de fundação. Para celebrar a data, a Prefeitura prepara diversas atividades desde o início deste mês.
Entre as ações, está programado para ocorrer hoje, às 16h, o tradicional passeio ciclístico. A pedalada estava programada para ocorrer no último sábado, 20, no entanto, devido à chuva que caiu no dia a programação havia sido cancelada.
Durante o passeio ciclístico serão premiados os proprietários da bicicleta mais decorada e a mais antiga, o ciclista mais jovem e o mais velho, e também a família com o maior número de participantes. A organização espera receber cerca de 200 participantes.
Já às 18h30, ocorre concurso público para a escolha do hino do município. O evento será a partir das 18h30, no Centro Comunitário. Em seguida, procissão e missa de aniversário, às 19h30, na Paróquia Nossa Senhora das Mercês.
A programação especial segue no próximo domingo, 28, com Torneio de Futebol, a partir das 9 horas, no Estádio Municipal José Dirnei Fabri. E para encerrar a programação, no dia 4 de outubro, ocorre o evento ‘Grande Mover do Espírito Santo’, às 19 horas, no centro comunitário.
DADOS – Segundo o Censo do IBGE de 2014, Santa Mercedes possui 2.933 habitantes. Em 2010, esse número era de 2.831.
A cidade de Santa Mercedes originou-se a partir de uma ideia da fundação de uma cidade na região vizinha do Rio Paraná, junto ao Ribeirão das Marrecas, próxima dos trilhos finais da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, através de Alípio Bedaque e Achiles Neves, sócios da Empresa Imobiliária e Urbanística Maripã Ltda.
Em 24 de setembro de 1948, em terras do município de Paulicéia, colonizadas inicialmente pela Companhia de Agricultura, Imobiliária e Colonização – CAIC foi lançada a povoação com o nome de Maripã, homenagem às cidades de Marília e Tupã. Com a sua elevação a Distrito de Paz em dezembro do mesmo ano, foi alterada a denominação para Santa Mercedes, como homenagem a Maria Ana Mercedes de Sales, mulher do deputado estadual, Sales Filho.
O seu crescimento rápido foi devido à cafeicultura, praticada em solo rico, e o interesse despertado pelos colonizadores com a contribuição de correntes imigratórias, principalmente japonesa.
Santa Mercedes, cujo traçado foi precedido de um plano urbanístico, por ocasião da criação do Distrito de Paz, já contava com um bom comércio, duas farmácias, dois hotéis, duas serrarias, cinemas, três máquinas de beneficiamento de arroz, escolas em prédios modernos. O município é constituído pelo distrito de Terra Nova D’ Oeste. Aqueles que residem no município são chamados de mercedenses.
A cidade é atualmente administrada por Rodrigo Eduardo Theodoro e o vice, Lauro Junji Saito.