Na terça-feira, 16, o delegado de polícia, Alexandre Luengo Lopes, responsável pela DIG/DISE e coordenador do GOE junto ao agente policial Reginaldo Rosa dos Santos que integra o GOE de Dracena ministraram palestra sobre drogas, aos alunos do Ensino Fundamental e Médio da Escola Oscar Pedrosa Horta, de Santa Mercedes. Tanto o delegado como o agente atenderam convite do Conselho Municipal Anti-Drogas (COMAD) daquela cidade numa parceria com a Medição Escolar e Escola da Família.
A palestra fez parte do cronograma das escolas na ‘Semana de Combate ao Crack’.
O Comad tem como presidente Clauber Branco que acertou os detalhes para a realização da atividade com a professora e psicóloga mediadora Sheila Guastaldi e Yara Gomes, vice-diretora da Escola da Família que discutiram o assunto e levaram aos alunos.
Durante a palestra que durou duas horas, os policiais mostraram que o uso da cocaína e do crack, drogas psicoativas, alteram a função cerebral, mesmo se consumidas de maneira injetada, fumada ou aspirada. No caso da cocaína, os alunos ficaram sabendo que ela age em todo o organismo e o efeito provoca a dependência.
De acordo com o presidente do Conselho, a palestra tratou minuciosamente detalhes sobre o surgimento da droga até a fabricação do crack e da cocaína, seus efeitos e os caminhos que os dependentes seguem.
Os policiais divulgaram aos alunos depoimentos de viciados e ex-dependentes que se livraram das drogas.
A palestra contou com as presenças da secretária de Educação de Santa Mercedes, da gestora de Assistência Social, representante da Secretaria de Saúde e do vereador Valdir Verona representando o Legislativo.