O Departamento Municipal de Trânsito de Brasilândia (MS) – Deptran – promove nos dias 18 a 24 deste mês, a Semana Nacional do Trânsito. Serão desenvolvidas ao longo da semana, uma série de atividades para conscientizar a população para que contribuam na criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a valorização da vida, focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos.
Neste ano, o tema abordado é: “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre”.
Nesta quinta-feira, 18, haverá um pedágio em frente ao Fórum da cidade; na sexta-feira,19, será realizada reunião no Centro de Convivência do Idoso. As ações continuam no dia 22 (segunda-feira), com palestra para os alunos da Escola Estadual Adilson Alves da Silva. No dia 23 (terça-feira), o Deptran realiza trabalho em conjunto com os alunos da Escola Municipal Paulo Simões Braga e, no dia 24 (quarta-feira), haverá um trabalho em parceria com os alunos do Centro Educacional Infantil Gisele Hippler.
O diretor do Deptran, João Garcia Martinez (João Finim), alerta que, atualmente, em Brasilândia, o principal problema é o hábito dos motociclistas estacionarem suas motos nas calçadas e a própria falta de consciência dos moradores em realizar a adequação da calçada, o que compromete a acessibilidade da via pública, obrigando pedestre a caminhar na rua. “Sabemos que há calçadas em condições favoráveis, mas também a falta de hábito dos pedestres faz com que eles utilizem a rua para caminhar, podendo até provocar um acidente”, disse.