A educação em Tupi Paulista alcançou em 2013 no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) a meta projetada pelo MEC para o ano de 2021. Os números divulgados recentemente mostram que a média das escolas municipais do Ensino Fundamental I foi de 7.3, quando a meta projetada pelo Ministério da Educação e Cultura era de 6.3.
A média por escola municipal do Ensino Fundamental I ficou assim: Escola Geny Barbosa Genovez – 7.1; Escola Ana Thereza – 7.0; Escola Emilia Diogo do Amaral – 7.6, o que equivale à média de 7.3 das 3 escolas.
Já na Escola Municipal Profº Leônidas Ramos de Oliveira (ensino fundamental II) a média alcançada foi a mesma do ano anterior (4.6). Este índice, embora tenha ficado abaixo do projetado pelo MEC (5.1) ficou igual à média estadual e acima da média nacional.
O prefeito Osvaldo Benetti comemorou esses números e disse que essa pontuação é o resultado do esforço de todos, inclusive da secretária de Educação, coordenadores, diretores, professores e funcionários.
Outro fator importante destacado por Benetti foi à manutenção da equipe de diretores e coordenadores das escolas municipais, mesmo com a mudança da Administração Municipal. “Quando assumimos a prefeitura pela segunda vez, procuramos manter nos cargos os diretores e coordenadores que faziam um bom trabalho, independente do lado político. Isso favoreceu a sequência do trabalho e agora os resultados estão aparecendo”, declarou o prefeito.
Benetti disse, ainda, que a educação é o único caminho para o progresso de um povo e que continuará investindo na capacitação do professor e na melhoria constante da qualidade do ensino em Tupi Paulista.
O Ideb é um indicador de qualidade educacional que combina informações sobre o desempenho em exames padronizados (Prova Brasil ou Saeb) com informações sobre rendimento escolar (aprovação).