A dez dias da realização do primeiro turno das eleições 2014, encerra amanhã, 25, o prazo para o eleitor que perdeu ou teve seu título extraviado, requerer a segunda via do documento, dentro do seu domicílio eleitoral.
Para obter a segunda via do título, o eleitor deve se dirigir ao Cartório Eleitoral e apresentar documento oficial com foto. Já os eleitores que perderam o prazo para fazer o alistamento, que foi no dia 7 de maio, não poderão votar nas eleições deste ano. Esta foi a data limite para os eleitores requererem a inscrição eleitoral, transferência de domicílio, alteração de título eleitoral ou transferência para seção eleitoral especial (eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida).
DRACENA – O chefe do Cartório Eleitoral de Dracena, Moacir Auresco, reforça que o eleitor somente poderá votar com documento que tenha foto. “Se ele chegar na seção eleitoral apenas com o título (que não contém foto), não poderá votar”, esclarece.
Mas o eleitor que não tiver o título poderá votar apresentando apenas o documento com foto. Porém, o título de eleitor é um documento importante para identificar o local de votação e a seção eleitoral.
PREPARO DAS ESCOLAS – Na segunda-feira, 22, a Justiça Eleitoral realizou na sede do Cartório, duas reuniões. A primeira, às 14h, ocorreu com os diretores das escolas que serão utilizadas para a votação e a segunda, com a equipe de apoio no dia das eleições
Com os diretores das escolas, Auresco informa que foi abordado a forma de trabalho no dia da eleição, desde a preparação, limpeza da escola, a utilização do mobiliário, entre outros temas.
As escolas estarão à disposição da Justiça Eleitoral, a partir do sábado, dia 4. Em Dracena, a votação vai ocorrer em 13 escolas e em Ouro Verde, em 2 escolas.
APOIO – A segunda reunião, às 16h, foi com a equipe que dará apoio à Justiça Eleitoral no dia da votação.
“Eles (a equipe), serão o elo de ligação entre o Cartório e as escolas, estarão transmitindo eventuais problemas que possam ocorrer nas urnas, por exemplo”, informa o chefe. Para essa função, foram convocadas 36 pessoas que irão trabalhar em Dracena e Ouro Verde.
JUSTIFICATIVAS – No dia da eleição, o eleitor que não estiver em sua cidade, poderá justificar sua ausência nas urnas em dois postos, um no Cartório Eleitoral de Dracena e o segundo no Posto de Atendimento Eleitoral em Ouro Verde.
“Além disso, quem estiver fora de seu domicílio eleitoral, poderá justificar o voto em qualquer seção nas escolas onde estarão ocorrendo as votações, desde que esteja com o formulário preenchido”, explica Auresco.
PREPARAÇÃO DAS URNAS – Neste sábado, 27, a partir das 8h, terá início a preparação das urnas no Cartório Eleitoral, no processo que abrange a geração de mídia, carga e lacração das urnas. No total, são 120 urnas eletrônicas que irão receber o programa eleitoral 2014, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).