Quem tem o costume de utilizar o WhatsApp e possui um número considerável de amigos no app provavelmente já passou por pelo menos um dos famosos “grupos” do comunicador instantâneo. O recurso promete facilitar conversas não só entre amigos, mas até mesmo em empresas ou grupos de atividades, como um esporte ou hobby.

Contudo, por causa do volume de mensagens, um grupo do WhatsApp pode se tornar irritante. Ficar sem entrar por algumas horas no app muitas vezes pode ser “mortal” – ou resultar em dezenas de recados não lidos. Para aproveitar o melhor da ferramenta sem passar por sufocos, criamos um guia completo do uso dos grupos no mensageiro. Confira:

Criando o grupo

Para criar um grupo no WhatsApp, abra o aplicativo e na aba de conversas, clique em “Novo grupo”. Em alguns modelos de BlackBerry, a opção aparece somente após clicar no botão de ações. Já em alguns modelos de Symbian (antigo sistema operacional adotado pela Nokia), é preciso procurar pela função dentro do menu “Opções”.

Em seguida, dê nome ao grupo e escolha uma foto (opcional). Quando você cria um grupo no WhatsApp, se torna automaticamente o administrador dele. Caso você deixe o grupo, o aplicativo nomeará outro administrador aleatoriamente.

Adicionando e removendo participantes

Para adicionar contatos ao grupo, clique no chat do grupo e, em seguida, clique nas informações do grupo (localizadas no próprio nome ou no item “Info” ou “Informações do grupo”). Clique em “Adicionar participante” e escolha os amigos desejados. Vale lembrar que cada grupo permite somente até 50 pessoas.

Já para remover uma pessoa, você só poderá realizar essa operação se for o administrador. Também nas informações do grupo, clique sobre o contato desejado e escolha “Remover participante”.

Alterando o nome e ícone do grupo

Para alterar o nome e ícone do grupo, o usuário deve acessar também as informações do grupo e procurar por “Editar” ou simplesmente clicar no item que deseja alterar. Neste caso, qualquer participante do grupo poderá fazer a mudança.

Desativando o salvamento automático de fotos

Quem participa de um grupo no WhatsApp sabe que é comum a troca de fotos ou os famosos “memes”. Contudo, isso pode se tornar um problema na memória do seu celular com o tempo. Se você possui um iPhone, pode evitar o salvamento automático de fotos enviadas clicando na aba “Ajustes” e, em seguida, selecionando “Ajustes de conversa”. Desligue a opção “Salvar Mídia Recebida”.

Infelizmente, a opção só está disponível, por enquanto, para usuários iOS. No caso do Android, é possível criar uma pasta “No media” ou arquivo “.nomedia” dentro da pasta do WhatsApp no sistema para parar de exibir as imagens salvas. Para isso, o WhatsApp recomenda o uso de aplicativos como o Quickpic ou o Astro.

Como silenciar um grupo

Está cansado de um grupo ou não pode responder as mensagens naquela hora? Basta silenciar a conversa. Também pela aba de “Informações do grupo” ou menu “Opções”, escolha “Silenciar” e, em seguida, escolha o período de tempo que deseja deixar o grupo no mudo. Atualmente existem três opções: oito horas, um dia ou uma semana. Quando o período terminar, as notificações voltarão a ser exibidas normalmente.

Saindo do grupo e apagando conversas

Para deixar de fazer parte de um grupo, o usuário deve acessar “Informações do grupo” ou “Opções” e escolher a opção “Apagar conversas e sair do grupo”. Vale lembrar, no entanto, que não existe a opção de impedir que você seja adicionado novamente àquele grupo a não ser que o atual administrador dele esteja na lista de seus contatos bloqueados.

Se você deseja apenas apagar as conversas do grupo sem deixá-lo, também em “Informações do grupo”, escolha “Apagar conversas”.