Na segunda quinzena de agosto, 56 jovens, que nasceram no ano de 1996, participaram da solenidade cívico-militar de compromisso à bandeira nacional e receberam os Certificados de Dispensa de Incorporação (CDI). Na ocasião, o prefeito de Brasilândia (MS), Jorge Diogo, também esteve presente no evento.
Os jovens que participaram são residentes em Brasilândia e foram alistados no Serviço Militar no primeiro semestre deste ano e para receber o documento, que é necessário em várias situações ao longo da vida, é preciso participar da solenidade.
O juramento foi presidido pelo 1º Tenente Dari Dietz, que contou com a participação do prefeito, que também é presidente da Junta de Serviço Militar do município.
Participou, ainda, o sargento da Polícia Militar de Brasilândia, Henrique Tavares, o presidente da Câmara de Vereadores, Jorge Madeira, vereador Paulo Sérgio Abreu e o delegado aposentado, Eraldo Coelho.
O prefeito Jorge Diogo parabenizou os jovens por mais esta conquista e lembrou que, em sua juventude, serviu o Exército e falou da importância que esta fase teve em sua vida. Ressaltou aos presentes que esta ação reafirma o compromisso com o país. O tenente Dietz procedeu ao juramento, diante da Bandeira do Brasil, logo após a execução do Hino Nacional Brasileiro.
CDI – O Certificado de Dispensa do Serviço Militar (Reservista) é indispensável entre os jovens do sexo masculino. Sem ele, o cidadão não pode emitir passaporte, ingressar em emprego público, matricular-se em faculdades ou inscrever-se em concursos.
O alistamento militar deve ser feito no período de 1º de janeiro ao último dia útil do mês de junho do ano em que o jovem completar dezoito anos. A Junta Militar fica na rua Elviro Mancine, 530, centro, no Paço Municipal de Brasilândia.