A Justiça Eleitoral de Dracena começou ontem, 27, às 8h, a preparar as urnas eletrônicas para as eleições do próximo domingo, 5 de outubro, no município e em Ouro Verde. O juiz eleitoral da Comarca, Roge Naim Tenn, acompanhou os procedimentos.
Segundo o chefe do Cartório Eleitoral, Moacir Auresco Junior, para a votação em Dracena, serão utilizadas 94 urnas e em Ouro Verde, 16, totalizando 110 urnas, além de mais oito que ficarão de reserva (contingência), em casos de emergência.
Os procedimentos de preparação das urnas, conforme Auresco começam com a geração das mídias, depois é inserida a carga de dados em cada uma, contendo os nomes e fotos dos candidatos a presidente e vice, da República, governador e vice, senador, deputados federais e estaduais e também a relação dos eleitores da seção.
“Depois de lacradas as urnas são testadas. O Ministério Público Eleitoral (MPE), pode pedir auditoria nas urnas após os lacres e mesmo que não houver o pedido, por lei, o juiz eleitoral tem que realizar auditoria em pelo menos três a quatro urnas para verificar o funcionamento correto e prevenir para eventuais falhas no momento da votação”, informa Auresco.
No teste, o juiz eleitoral vai fazer uma votação aleatória, verificando as fotos e os nomes dos candidatos. Após a votação para comprovar os dados, a urna será novamente carregada com os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Depois de todo o processo de inserção dos dados, as urnas eletrônicas lacradas permanecem no Cartório Eleitoral até o próximo sábado, dia 4, véspera da eleição, quando começam a ser distribuídas nas escolas. A previsão é que os serviços de cargas nas urnas encerrem-se hoje, domingo.