O chefe do Executivo da Prefeitura de Adamantina recebeu recentemente dois projetos de leis aprovados pela Câmara, que objetivam a conquista de pontuação para Adamantina no Programa Município Verde/Azul. Um dos projetos visa proibir a lavagem de calçada pública com água que não seja considerada de reuso. Um exemplo prático dessa reciclagem é aproveitar a água da chuva ou captar a água do banho.
O autor, vereador Luiz Carlos Galvão, disse que o objetivo é mais pedagógico do que punitivo. “A penalidade, em caso de comprovada infração, implicará obrigatoriamente do infrator em doar uma muda de árvore à Secretaria Municipal de Agricultura”, prevê o anteprojeto.
O outro projeto, também de autoria do vereador Galvão, refere-se à entrega gratuita de sacos verdes em todas as residências, duas vezes por semana. Neste caso, a Prefeitura teria o gasto de R$ 20 mil por mês, para adquirir os sacos, no entanto, segundo o vereador, o custo seria compensado pelo aumento de produção do lixo reciclável com menos desgaste nos equipamentos da Usina de Lixo da cidade.
As duas medidas estão previstas nas diretivas do Programa Município Verde/Azul. O programa avalia o desempenho dos municípios paulistas no desenvolvimento de ações ecológicas, previstas no programa. Quando devidamente cumpridas, cada diretiva garante pontuação aos municípios, que devem somar ao ano, 80 pontos, no mínimo, para conseguir o selo Município Verde/Azul, que proporciona diversos benefícios para a cidade.
O vereador Galvão aguarda o prefeito Ivo Santos aprovar e transformar os projetos em projetos de leis. Cada medida garante um ponto a mais para Adamantina no programa Município Verde/Azul.