A Secretaria Municipal de Educação do município de Brasilândia divulgou, na semana que passou, as notas do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2013 e, na média geral, o município ficou com 5,1 em referência aos anos iniciais, ou seja, acima da média, já que a meta era de 4,5.
O motivo para superar a meta, segundo a Secretaria Municipal de Educação, se deu por ações desenvolvidas dentro da sala de aula, como por exemplo, a implantação do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa, no qual se é trabalhado ações de leitura e gêneros textuais nos primeiros anos da Educação Básica e o estudante vai para o 5º ano com um nível de letramento suficiente para bom índice no IDEB.
Em relação às unidades, os anos iniciais da Escola Municipal Antônio Henrique Filho também superaram a meta. A média atingida foi de 5,2, sendo que o estimado era 4,9. Inclusive, houve um avanço de 1,5 em relação ao último IDEB, do ano de 2009, em que a escola ficou com 3,7.
Nos anos finais, a escola ficou com 3,5 de média, sendo que a meta era de 3,9, ou seja, não atingiu a margem. Entretanto, a secretaria de educação já está trabalhando estratégias para melhorar a média da unidade.
A Escola Municipal Paulo Simões Braga ficou com média de 4,5 nos anos iniciais e superou a meta de 4,4. E relação ao IDEB de 2009, a unidade subiu um ponto. E, por fim, a Escola Estadual Adilson Alves da Silva registrou a média de 5,7 nos anos iniciais e 3,1 nos anos finais.
Em relação ao índice geral dos anos finais, Brasilândia atingiu a marca de 3,6, sendo que a meta era de 3,9.
IDEB – O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo Inep, em 2007, e representa a iniciativa pioneira de reunir em um só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep, a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.