Alunos de duas escolas municipais e de uma estadual de Adamantina estão participando da Olimpíada da Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro na categoria poema. A etapa municipal de julgamento dos trabalhos inscritos aconteceu no último dia 9, na Escola Navarro de Andrade.
A comissão julgadora dessa etapa foi composta pela professora de Língua Portuguesa da rede estadual de ensino, Mônica Cristina Lolato Oliveira, bem como, a jornalista e secretária municipal de Cultura Natália Bachi Borro, e pelo vereador e mestre em linguística, Luis Carlos Galvão.
A professora Maria Vagna Da Silva Ribeiro, assessora técnico-pedagógica da Secretaria de Educação e que coordena  os trabalhos da Olimpíada de Língua Portuguesa em Adamantina, explica que cerca de 250 alunos dos 5ºs e 6ºs anos das escolas Navarro de Andrade, Eurico Leite e Durvalino Grion participaram produzindo textos. A primeira etapa aconteceu em cada escola, que selecionou o melhor poema. Os três selecionados passaram para a fase municipal, onde o texto escolhido pela comissão julgadora foi o poema “A minha cidade”, que concorrerá na etapa estadual.
“Este foi o primeiro ano que Adamantina teve grande adesão à Olimpíada, graças ao incentivo dado pela Secretaria Municipal de Educação. Todos os professores que aderiram receberam certificados e pretendemos realizar até o final do semestre o Festival Literário, cujo objetivo é estimular a autoria e a originalidade dos alunos”, destaca Maria Vagna.
Segundo Wilson Hermenegildo, secretário municipal de Educação, iniciativas como essa são de fundamental importância  tanto na formação de novos leitores quanto no incentivo da produção textual, por isso, a Administração Municipal tem se empenhado em apoiar tudo que venha contribuir para o desenvolvimento intelectual e para despertar a cidadania crítica nos alunos.