A educação municipal de Monte Castelo tem muito a comemorar. A pequena cidade de 4.187 habitantes ganhou destaque nacional após conquistar o primeiro lugar do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do estado de São Paulo, na rede municipal de ensino. A novidade foi anunciada no último dia 5, em Brasília (DF), pelo ministro da Educação, Henrique Paim, após o município conquistar o pódio entre as demais 645 cidades do Estado.
De acordo com a diretora municipal de Educação, Antonia Schiari Tobias, a conquista veio através de muitos esforços por parte da equipe de educação e da administração municipal.
O município aparece com a nota 7,6, enquanto que a média projetada pelo MEC para a cidade em 2013 era 5,8, correspondendo à meta estipulada para o ano de 2021. Monte Castelo divide a conquista com o município de Paulistânia (pertencente à microrregião de Bauru), onde também alcançou a mesma nota.
Esta é a terceira vez consecutiva que a rede municipal de ensino de Monte Castelo bate recorde de pontuação e ultrapassa as metas projetadas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).
Na avaliação anterior, em 2011, Monte Castelo atingiu 6,3, enquanto que a média era 5,6. Em 2009, a educação municipal obteve o resultado de 6 sendo que a média para aquele ano era de 5,2.
Antonia explica que a avaliação ocorreu no ano passado com as duas turmas do 5º ano do ensino fundamental, onde aproximadamente 45 alunos da Emefi Prof.ª Cassimira Nascimento da Silva foram avaliados pelo MEC.
“Quero agradecer primeiramente ao prefeito Francisco Suares e ao vice, Marcelo Fabiano Bernardo, pelo apoio dado a diretoria e por estar sempre se empenhando em melhorar a educação da nossa cidade. Agradeço a todos os chefes de setores municipais, professores, coordenadora e a diretoria da escola Cassimira Nascimento”, diz a diretora da Educação.
O prefeito informa que vai continuar investindo na qualidade do ensino e que, certamente, o município irá alcançar melhores índices no futuro.