Na terça-feira, 16, pela manhã, a guarnição da Polícia Militar Ambiental composta pelos cabos Cavichioli e Tonon apresentaram na Delegacia de Investigações Gerais (DIG) ocorrência de poluição contra o meio ambiente, no bairro das Antas em Dracena. Em averiguação preliminar os policiais constataram que houve despejo de óleo automotivo na nascente do córrego das Antas, no km 1 da antiga estrada Ottoboni, que passa em meio as várias propriedades rurais.
Comprovada essa situação o problema foi levado ao conhecimento da Cetesb e da Emdaep.
De acordo com os ambientais, a Emdaep iria verificar a origem dos resíduos despejados.
A Polícia Ambiental constatou que esse problema vem acontecendo há algum tempo, porém o volume de óleo no local aumentou e somente agora os donos de propriedades que margeiam o córrego se manifestaram.
Em alguns pontos do córrego a água que era limpa ficou escura por causa do óleo despejado.
Bonfilho Antonio, presidente da Emdaep disse que o problema foi alertado por uma pessoa que mora em uma estância que margeia o córrego.
Ontem, 17, à tarde, o morador da estância lamentou o que ocorreu no córrego e espera que o autor dos fatos seja responsabilizado.
Bonfilho disse após a denúncia feita por um morador próximo ao córrego, que esteve no local acompanhado por Antenor José de Oliveira Filho, secretário do Meio Ambiente juntamente com a Polícia Ambiental e foi constatado que existia óleo no córrego. “Além de não poder ser jogado resíduos de óleo no córrego, também existe uma galeria próxima”, comentou Bonfilho Antonio.
Na DIG a ocorrência está registrada como causar poluição de qualquer natureza. Ele disse que está aguardando o resultado da averiguação que pode indicar a origem do vazamento de óleo e posteriormente apurar responsabilidades.