No último dia 3, durante a abertura da ExpoVerde 2014, o prefeito Ivo Santos anunciou uma importante conquista para Adamantina e região – a instalação de uma Unidade de Referência de Tecnologia (URT) da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).
A notícia foi confirmada pelo chefe ajunto de Transferência de Tecnologia do órgão, que esteve no município no dia 4, para ministrar palestra para profissionais da área sobre a Integração entre Lavoura, Pecuária e Floresta, Vanderley Porfírio da Silva.
A URT é uma variante da metodologia de métodos complexos utilizados para a difusão de tecnologia. Uma URT é onde se desenvolvem uma ou várias práticas com vistas à difusão de conceitos capazes de induzirem o desenvolvimento de estratégia produtiva adaptada às condições particulares de cada sítio. Ao contrário de ser o modelo para região, é sim, uma referência tecnológica de como é possível utilizar os recursos da região. Uma UR-Silvipastoril apresenta complexação no tempo, culminando no surgimento de propriedades resultantes das interações próprias do desenvolvimento do sistema, e que necessitarão ser administradas.
“Esta é, sem dúvidas, uma grandiosa conquista não somente para Adamantina, mas para a região, assim como foi à instalação da sede da Apta (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios)”, destacou o prefeito Ivo Santos.
Para o chefe da Cati (Casa da Agricultura) de Adamantina, Maurício Konrad, a conquista deve realmente ser comemorada, já que, a Embrapa é quem domina a tecnologia agrícola no Brasil, e ter uma unidade no município facilitará o desenvolvimento da agricultura na região.
O prefeito aguarda, agora, as próximas instruções da Embrapa para a instalação da URT no município. A conquista foi, ainda, um dos temas da audiência com o governador Geraldo Alckmin, no último dia 5, no Palácio dos Bandeirantes.