O radar fotográfico fixo instalado por empresa contratada pelo DER na região no km 646,400, da rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), no trecho que passa em frente a Coimma em Dracena, poderá começar a funcionar na terça-feira, 30. Neste dia o radar será aferido pelo Inmetro e se tudo estiver em ordem, o DER homologará o funcionamento de imediato.
Esse tipo de radar fotografa a placa do veículo que estiver excedendo a velocidade máxima permitida de 60 km por hora e o condutor recebe a notificação do Detran via Correio.
O engenheiro João Augusto Ribeiro, diretor do DER na região de Presidente Prudente, disse que o radar está instalado nas duas mãos de direção.
Segundo ele, além deste radar em Dracena, foram instalados outros nove do mesmo tipo ao longo da rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294) na região da Nova Alta Paulista.
Ribeiro disse que está comprovado através de pesquisa que a colocação de radares em pontos perigosos coibindo o excesso de velocidade dos motoristas ajuda a diminuir os acidentes.