O secretário de Logística e Transportes, Clodoaldo Pelissioni, esteve no final da manhã da última sexta-feira, 19, acompanhado por comitiva e os prefeitos José Antonio Pedretti (Dracena), Rodrigo Theodoro (Santa Mercedes) e Ivo Santos (Adamantina), em visita exclusiva na sede do Jornal Regional. O objetivo foi dar mais detalhes sobre os investimentos que vêm ocorrendo na rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, entre outros assuntos polêmicos a respeito do tema.
Tida como uma das reivindicações antigas pela população dracenense devido à falta de pavimentação, a vicinal Mário Covas, que liga o município de Dracena a Junqueirópolis, em quatro quilômetros de chão batido, tem sido rota frequente de fuga para caminhões que trafegam pela rodovia SP-294, visando o desvio da fiscalização através da balança do DER. O secretário informou que de maneira geral, em todo o Estado, ainda não houve condições de fazer investimentos nas estradas municipais. Pedretti e o prefeito de Junqueirópolis, Hélio Furini já pautaram essa reivindicação e o próprio secretário garantiu que irá repassar o pedido ao governador Geraldo Alckmin, o que seria possível fazer para um programa de recapeamento de vicinais e ir em busca de recursos orçamentários. “Pavimentar uma estrada vicinal com qualidade gera em torno de R$ 1 milhão, por quilômetro, por isso, é necessário um bom projeto”.
Pelissioni explica que o Estado tem 175 mil quilômetros de estradas vicinais e 14.500 de pavimento, ou seja, os outros 162 mil são de terra. “Todo nosso esforço nesse Governo foi para recuperar a malha estadual não pedagiada e fazer obras importantes, duplicações nas rodovias concedidas, principalmente naquelas com fluxo intenso de veículos, números de acidentes, as que possuem indústrias, entre outros motivos importantes”.
Ele frisa, ainda, que somente na rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, somando os R$ 170 milhões de investimentos que estão em andamento mais os R$ 50 milhões que darão início no trecho que liga Tupi Paulista a Panorama são R$ 220 milhões de investimentos, por isso, os recursos têm que ser priorizados. “Queremos que a rodovia João Ribeiro de Barros tenha a melhor qualidade de pavimentação comparada com a Bandeirantes, que é a melhor do Brasil”.
O diretor regional do DER (Departamento de Estradas de Rodagem), João Augusto Ribeiro, conta que uma das medidas feitas pelo DER no momento é a colocação de lama asfáltica na vicinal que liga Tupi Paulista a São João do Pau D’ Alho, ou seja, em 18 quilômetros.
BYRON DE AZEVEDO – Durante a visita, Pedretti anunciou um grande investimento para a cidade. Hoje, 23, Dracena será beneficiada com um recurso, visando o recapeamento da estrada vicinal Engenheiro Byron de Azevedo Nogueira, que passa pelo presídio de Dracena, também pelo distrito de Jamaica, seguindo até a rodovia SP-563. A licitação será feita e o valor do investimento é de R$ 11.858.
DUPLICAÇÃO – Em relação a terceira faixa, o secretário explicou que é construída em trechos com maior aclive para melhorar a questão das ultrapassagens. “É evidente que na rodovia Ribeiro de Barros cresceu bastante o número de tráfego de veículos, principalmente, após a abertura da ponte sobre o rio Paraná, entre os municípios de Paulicéia e Brasilândia (MS) e deverá aumentar ainda mais, após a conclusão de todas essas obras. Estamos atentos em futuramente fazer projetos para a criação da terceira faixa de Panorama a Adamantina, inclusive, essa é uma rodovia que daqui mais alguns anos terá que ser ampliada, conforme os estudos de tráfegos”, diz o secretário.
PEDÁGIO – O secretário admitiu que todos os investimentos na rodovia Ribeiro de Barros são públicos e que não há expectativas para a instalação de pedágios.
RADARES – Clodoaldo Pelissioni contou que nas 14 regionais do DER estão sendo instalados radares, mas que ainda é necessário dotá-los de energia elétrica, puxando os pontos. Em seguida, ocorrerá a aferição pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), para posteriormente serem colocados em funcionamento.
Na região, já foram instalados 18 radares, sendo que na região administrativa de Presidente Prudente são 38 equipamentos, entre radares e lombadas eletrônicas, todos fixos e sinalizados. “Não queremos multas. O que queremos é que os motoristas respeitem a velocidade. Queremos diminuir a incidência de acidentes, e consequentemente eliminar a possibilidade de haver mortes nas rodovias”, ressaltou o secretário.
Pelissioni garantiu, ainda, que esses radares entrarão em operação até o final de outubro.
TREVO DE IRAPURU – Nas melhorias que vêm ocorrendo na SP-294, o único trecho que não passou por obras foi o trevo principal do município de Irapuru. Os motoristas que passam pelo local se deparam com barrancos de terra, o que acaba tirando a visibilidade no momento de utilizar aquele trecho.
O diretor regional do DER, João Augusto Ribeiro, afirmou que a obra no trecho citado não está concluída, por isso, que o local se encontra nessas condições.