O vereador Kielse Muniz, de Dracena, possui dois projetos de leis protocolados na Câmara Municipal. O primeiro dispõe sobre a implantação de medidas de informação à gestante e parturiente sobre a Política Nacional de Atenção Obstétrica e Neonatal, visando, principalmente, a proteção das gestantes contra a violência obstétrica no município.
O vereador aponta como o principal fator da elaboração desta lei a questão de as gestantes constantemente serem encaminhadas para Presidente Prudente para terem seus filhos pela falta de especialistas na Santa Casa de Dracena. Kielse relata que houve situação em que ele presenciou que o medico não apareceu para fazer o parto pelo SUS, mas que minutos depois realizou consulta particular na Santa Casa.
O segundo trata-se da criação do dia da conscientização do doador de medula óssea, ocorre que a cada dia necessita-se mais de doadores de medula óssea, e que ainda é muito pouco divulgado o assunto. “Recentemente houve em Dracena campanha para fomentar o Redome cadastro nacional de doador de medula e Dracena mostrou-se solidaria apresentando 901 voluntários, o que nos leva a crer que temos um grande potencial para aumentar ainda mais este cadastro, assim com a criação no calendário do município do dia da conscientização do doador de medula óssea temos a oportunidade de aumentar a divulgação que o doador não corre risco algum o procedimento é simples e pode salvar vidas, e podermos diferenciar a doação de medula óssea com o procedimento de medula espinhal”.