Estamos vindo a público através deste veículo de comunicação, pois não mais encontramos solução a atitudes que a Secretaria Municipal de Educação de Dracena tem tomado em relação a nossos filhos.
Nas últimas semanas nossos filhos têm trazido para casa bilhetes devidamente assinado pela direção das escolas e autorizado pela Secretaria em questão (temos cópias de todos os pedidos), solicitando a contribuição financeira para a compra de produtos variados como: bolos, pipoca colorida, trufas. E quando há sobra dos produtos são vendidos no dia seguinte, com novo bilhete solicitando contribuição financeira.
Esta situação iniciou-se quando recebemos em casa um envelope para a aquisição de dois “ingressos” para colaborar com a representante da escola concorrer ao título de Rainha da Festa do Guaraná 2014. Deixamos claro que a orientação das escolas é que não era obrigatória a aquisição. Sendo assim, houve devoluções.
Daí a narração inicial começou a proceder.
O fato de ajudarmos seja na situação de concorrer a Rainha da Festa do Guaraná e mesmo na compra de produtos como os citados acima, não é o problema. O problema está na oferta feita às crianças sem o bom senso adulto de que um menor não é capaz de discernir que comprando apenas um produto já está ajudando e não vários. O problema aumenta quando na casa são dois, três irmãos que são alunos da rede.
Perguntamos: como explicamos que hoje ela (criança) pode comprar um pedaço de bolo e amanhã ela não pode comer pipoca doce? Como explicamos que hoje ela (criança) não pode levar dinheiro pra escola, pois ontem ela já havia levado?
Todo este relato foi feito ao próprio Secretário da Educação que só nos deu uma resposta: “Nós estamos falando de escola. Vocês não têm senso de colaboração?”
Mediante esta resposta é que nos reunimos para vir a público e relatar os fatos descritos das últimas três semanas e que pedimos que não voltasse a acontecer nos anos vindouros.
Entendemos os valorosos voluntários que trabalham há anos para realizar a Festa do Guaraná para nossas crianças. Entendemos o sonho de nossas crianças em ser Rainha da Festa. Entendemos a alegria estampada no rosto dos nossos filhos durante a Festa. Entendemos o esforço dos profissionais da educação que se dedicam muito mais do que lhes é exigido em prol de nossas crianças. Entendemos muito mais do que tudo isso por um único motivo: somos mães e pais.
E por sermos mães e pais e entendermos o que é “senso de colaboração” que decidimos publicar o que pensamos após a realização da Festa do Guaraná que, aliás, foi um sucesso.

Pais de alunos da rede municipal de ensino de Dracea: Ana Cláudia Alves; Flávio Paulino da Silva; Renata Milena Cavalcante; Iranilde Gonçalves Tasso; Fátima Sonia Bizzin Poltronieri; Dilene Cristina Daneluti Rezende; Kátia Gonçalves; Valdelisse Borges Lomba; Fernando Custódio e Simone Cardoso.