Não tive o prazer de conhecer o frei Moacir Chinelatto pessoalmente, mas com todos as pessoas com quem conversei e que o conhecem, só ouvi elogios.

O que me impressiona mesmo foi quando vi uma fotografia sua no refeitório da Pousada Bom Samaritano, cuja entidade fundada por ele me acolheu para tratamento de meu alcoolismo.
Tudo o que pude ver naquela fotografia, foi um rosto que transmitia humildade, simplicidade e bondade, mas ao percorrer a pousada acabei descobrindo que aquela foto transmitia muito mais do que isso. Era o rosto de um idealista, de um sonhador, como Gandhi, Lincoln ou José Bonifácio.
Frei Moacir foi um sonhador que almejava viver o Evangelho na realidade, no dia-a-dia e sabemos muito bem, que isso não é fácil, num mundo onde as pessoas estão mais preocupadas com sua posição na sociedade e seu próprio bem-estar.
Quando olhamos para a Pousada hoje, podemos ver um sonho que transformou-se em realidade, apesar de todos os transtornos e dificuldades.
Muitos, no começo, chamaram-no de louco e que tudo não passava de pura perda de tempo. O que eles não sabiam, é que aquele sonhador tinha uma fé imensa na providência divina. E sim, sua fé no criador de todas as coisas, ele mostrou que nada, nada mesmo, pode destruir aquilo que Deus abençoou.
Frei Moacir em sua fé, pura e simples, teve toda a inspiração divina para mostrar a todos que crer na divindade é muito mais que se dizer cristão e fazer o sinal da cruz.
Ele conseguiu não só erguer uma obra, mas também permitiu que cada pedacinho dela tivesse um dedo daqueles que a sociedade rejeitou, e com isto, aqueles que estavam no fundo do poço, sem esperança e deprimidos, puderam levantar seu semblante e com orgulho dizer: “eu fiz isso, eu fiz aquilo”.
Quando olho para a capela, jardins, as oficinas e construções, posso ver e sentir a presença de todos aqueles que haviam desistido de tudo, e que se ergueram para participar de um sonho de um frei “louco”.
Sim, sou um sonhador, mas não estou só, disse John Lennon na sua música “Imagine”. A Pousada Bom Samaritano é exatamente isso: um sonho de um homem de fé, que se tornou realidade.
Não sou católico romano, mas quando oro ao criador do universo, agradeço por ele iluminar homens, como o frei Moacir, que sonham e através de sua fé, podem oferecer esperança e dignidade à aqueles que perderam a vontade de viver.
Hoje, a Pousada continua apesar de toda dificuldade, pois não é fácil manter uma entidade como essa, mas devemos lembrar sempre daquele frei franciscano que nos ensinou através de sua fé, que Deus estava sempre presente com aqueles que desejam sinceramente ser o seu povo.
Exemplo para todos nós, que muitas vezes soberbamente nos dizemos cristãos, não é só ir à missa ou rezar o pai nosso, mas sim exercer o evangelho no nosso dia-a-dia, seguindo as palavras do Messias: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao seu próximo como a ti mesmo”.
Que Deus abençoe todos aqueles que seguindo o exemplo do frei Moacir, lutam para manter a Pousada Bom Samaritano cumprindo seu papel de levar dignidade e esperança à todos que necessitam.
Sonho que se sonha só é apenas um sonho que se sonha só. Mas sonho que sonha junto é realidade (Raul Seixas)

*residente da Pousada Bom Samaritano