O candidato à Presidência da República pela Coligação Muda Brasil, Aécio Neves, votou neste domingo (05/10), em Belo Horizonte, acompanhado pela mulher Letícia Weber e pelos candidatos ao governo de Minas Gerais pelo PSDB, Pimenta da Veiga, e ao Senado, Antonio Anastasia. Aécio votou na Escola Estadual Governador Milton Campos, no bairro de Lourdes.
Ao chegar à escola, Aécio foi recebido com aplausos e palavras de ordem por eleitores e por uma multidão que o aguardava e o acompanhou até a seção de votação. Aécio foi abraçado e cumprimentado com palavras de apoio como “Aécio presidente”. Ele retribuiu distribuindo acenos à multidão.
Aécio agradeceu aos brasileiros pela confiança e reafirmou estar pronto para apresentar ao país um projeto transformador e corajoso, caso o eleitorado confirme nas urnas sua passagem para a fase final da disputa presidencial.
“A minha palavra nesse instante é de agradecimento, agradecimento a cada brasileiro e a cada brasileira que confia na capacidade transformadora de um grupo político que tem história, que tem demostrado capacidade e, acima de tudo, que tem um amor enorme pelo Brasil”, afirmou. Aécio acrescentou ser guiado pela fé e confiança, além do respeito aos demais adversários. Ele destacou haver muito otimismo em relação à disputa nas urnas, com as pesquisas indicando sua passagem para o segundo turno, mas afirmou ser importante aguardar o resultado com “serenidade”.
“Temos que aguardar com muita humildade, inclusive, digo isso, registro isso de forma muito enfática, o resultado das urnas. O que nós temos são pesquisas, são sinalizações. Mas o que vale é o que vai ser apurado a partir das 17 horas. (…)Peço a todos que continuem mobilizados até as 17 horas, porque não há resultado algum ainda. Portanto, o otimismo é grande, mas a serenidade é maior ainda”, ressaltou ele.
Aprendizado
O candidato destacou que a campanha presidencial foi de “aprendizado” e que identificou as dificuldades da população, mas também a esperança de dias melhores. “Eu me confrontei com o Brasil real, o Brasil das múltiplas carências em praticamente todas as áreas e, ao mesmo tempo, também encontrei o Brasil da esperança, das pessoas que confiam na nossa capacidade de enfrentar e superar as nossas dificuldades. Então a minha palavra é realmente do mais sincero e profundo agradecimento”, afirmou.
Aécio afirmou que estendia a gratidão em especial aos que estiveram a seu lado na caminhada da campanha e os homenageou na figura do candidato ao governo de Minas Gerais pelo PSDB, Pimenta da Veiga, e do candidato ao Senado, Antonio Anastasia. Antes de votar, Aécio acompanhou Pimenta e Anastasia em seus respectivos locais de votação.
Campanha honrada
“O que mais me agrada e o que me faz estar aqui hoje com absoluta serenidade é [a certeza de] que eu fiz a campanha que eu queria ter feito, fiz uma campanha apresentando um projeto para o Brasil. Não precisei em momento algum fazer qualquer tipo de concessão, fiz a campanha que queria ter feito, uma campanha honrada”, afirmou Aécio.
Em seguida, Aécio reiterou que o projeto de mudança, desejado pelo sociedade, baseia-se na proposta mais completa. “Esse sentimento de mudança que permeia a sociedade brasileira – e ele é amplo – na verdade pressupõe não apenas a derrota do PT, que é essencial, mas a introdução de um projeto capaz de permitir ao Brasil voltar a crescer, controlando a inflação, melhorando os nossos indicadores sociais, resgatando a capacidade de atrairmos o capital privado como parceiro da nossa infraestrutura, por exemplo.”
Ao ser questionado sobre a possibilidade de ter o apoio da presidenciável Marina Silva (PSB), caso o resultado confirme que estará no segundo turno, Aécio afirmou que o momento é de respeito e espera.
“Eu tenho enorme respeito pela candidata, falar em segundo turno antes da apuração não seria um gesto respeitoso. Vamos aguardar que os brasileiros definam quem estará no segundo turno e terei oportunidade de falar sobre isso”, justificou.
|