A biotecnologia é um campo multidisciplinar que se fundamenta no uso de organismos para produção intencional de substâncias através, principalmente, da modificação direta de genomas. Ela emerge da inter-relação com diversas áreas, tais como agronomia, genética, citologia, bioquímica, imunologia, entre outras.
A biotecnologia não é uma novidade. A fermentação de pães e vinhos data de 1800 a.C. Porém foi na década de 70 que ultrapassou fronteiras dos mais variados campos de aplicação. Destaca-se o campo da saúde humana e da agronomia. Isto ocorreu ao longo do século XX, quando se estabeleceram as bases da genética e da biologia molecular, determinando que os cromossomos são os portadores das características hereditárias.
Diante disso, temas como terapia gênica, clonagem de órgãos e organismos transgênicos conduzem a sociedade à reflexão e ao posicionamento a respeito dos benefícios e malefícios das questões éticas e ambientais inerentes à sua aplicação.
Este é um tema tão atual que foi motivo de discussão nos últimos debates políticos.
Entre as principais aplicações da biotecnologia destacam-se a produção de fármacos, de vacinas e estudos para cura de muitas doenças. Entre elas estão ashereditárias como a fibrose cística, as hemofilias e as distrofias musculares, além da AIDS, que talvez seja a mais importante.
Uma ferramenta bastante promissora e que promove grandes debates no país são as células-tronco. Elas têm grande capacidade de proliferação e autorreprodução, dando origem a diferentes linhagens celulares mais especializadas. Outra área bastante explorada tem sido a cardiologia, no tratamento do infarto, usando a administração local de medula óssea para a geração de um novo miocárdio.
Surge também a biossegurança em vários países, caracterizada por um conjunto de leis que estabelecem diretrizes para o controle das atividades e produtos originados da tecnologia do DNA.
Ainda há um longo caminho a se percorrer no campo da pesquisa básica para que se possam usar estes avanços, proporcionando impacto significativo à sociedade com riscos comprovadamente minimizados
Somos seres inteligentes e capazes de construir grandes coisas. Nosso saber construiu Ciência e Técnica. Nossa responsabilidade sapiencial não exclui estes conhecimentos, e sim os integra e os coloca a serviço das gerações futuras.

*departamento de Ciências e Biologia do Colégio Objetivo de Dracena.