Com o objetivo de conscientizar a população sobre o diagnóstico precoce da hanseníase, a Secretaria de Saúde de Adamantina lançou na última segunda-feira, 20, campanha contra a doença, em todas as unidades de saúde do município.
Segundo a enfermeira responsável pelo programa, Angélica Maciel, pela manhã, equipes ficam em frente às unidades de saúde realizando a abordagem do público para prestar informações. Além disso, as agentes comunitárias de saúde intensificam o trabalho de conscientização e observação nos bairros, a fim de identificar pessoas com a suspeita da doença. Nestes casos, é feito o encaminhamento médico para realizar consulta e exames para o diagnóstico. Em caso positivo é iniciado o tratamento com medicamentos que varia de 6 meses a 1 ano dependendo do estágio que encontra-se a doença.
De janeiro até o momento foram confirmados seis casos da doença no município, conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde.
A enfermeira recomenda que a população fique atenta ao aparecimento de manchas avermelhadas e dormentes pelo corpo, que é a principal característica da hanseníase. Quando em estágio avançado, as vermelhidões são acompanhadas de caroços. A campanha se encerra no próximo dia 31.
SERVIÇO – Em caso de suspeita, procure o Centro de Saúde do município que funciona das 7h às 17h ou o ESF (Estratégia de Saúde da Família) mais próximo de sua residência.