Com o início da campanha Outubro Rosa, que busca conscientizar mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, a Empresa Municipal de Saúde (EMS) de Dracena realiza mobilização para atingir um número ainda maior de exames de mamografia neste mês. Mulheres que desejarem realizar o exame deverão solicitar o encaminhamento ao médico e comparecer a EMS para agendamento.
Segundo Célia Trevizan, presidente da Associação de Voluntários de Apoio ao Paciente de Câncer (Avapac), de janeiro a setembro deste ano, houve 12 novas incidências de mulheres com câncer de mama, uma queda de 20% com relação ao mesmo período do ano passado.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo, mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom. As taxas de mortalidade no Brasil continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. O Inca estima mais de 57 mil novos casos somente em 2014.
LEI – No ano passado, a presidente Dilma Roussef sancionou a Lei 12.802 que estabelece a cirurgia imediata reparadora para as mulheres vítimas de câncer de mama. Isso significa que a reconstrução das mamas deverá ser feita no mesmo momento cirúrgico da retirada do câncer em hospitais que fazem parte do Sistema Único de Saúde (SUS). A nova medida é um estímulo a mais para melhoria dos cuidados das pacientes no sistema público, contribuindo para a saúde e autoestima da mulher vítima de câncer, poupando traumas psicológicos e sequelas físicas.
HISTÓRIA – O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. A campanha foi iniciada nos Estados Unidos onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama. A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois se tornou uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo. A primeira iniciativa vista no Brasil foi a iluminação em rosa do Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, no dia 2 de outubro de 2002.