As Oficinas Técnicas Itinerantes realizadas por meio do Coreto Paulista registraram recorde de inscrições. A lista dos maestros e músicos de bandas que preencheram cadastro somaram 492 interessados, nas três cidades-sede, vindos de 58 municípios.
O município de Adamantina registrou maior número de inscrições: são 214. Em Itapeva, houve 112; e, em Leme, 166. Os músicos e maestros inscritos estão ligados a mais de 100 corporações. Os selecionados participarão de cursos oferecidos em regência, flauta transversal, clarinete, saxofone, trompete, trompa, trombone, tuba e percussão, segundo limites de vagas (250).
As atividades gratuitas serão realizadas em Adamantina, Leme e Itapeva, escolhidas dentre 21 concorrentes. Elas receberão as atividades das oficinas neste final de semana. No sábado, 18, elas serão promovidas das 9h às 12h e das 14h às 19h. No domingo, 19, acontecerão das 8h até as 12h.
As Oficinas Técnicas Itinerantes consistem na realização de atividades práticas com regentes e músicos, visando propiciar apoio técnico aos agrupamentos musicais de sopros e percussão de todo o Estado de São Paulo.
Trata-se de uma das ações que compõem o Coreto Paulista, programa realizado pelo Governo de São Paulo e Secretaria de Estado da Cultura por meio do Conservatório de Tatuí. Em sua essência, as Oficinas Técnicas Itinerantes visam fomentar, formar e difundir a cultura musical das bandas paulistas.
O projeto consiste em 12 horas de oficinas intensivas de trabalhos técnicos, utilizando partituras e metodologias escolhidas de forma criteriosa. São oferecidos cursos diferentes que abrangem a regência, toda a família de instrumentos de sopro e percussão, que contribuem para a evolução técnica dos grupos.