A cidade de Nova Guataporanga está em festa. O motivo é a comemoração pelos 55 anos de emancipação político-administrativa, amanhã, 20. E para celebrar a data, a Prefeitura preparou diversas atividades ao longo deste mês.
Na noite de ontem, 18, estava previsto para ocorrer missa de ação de graças na Igreja Nossa Senhora Aparecida.
Hoje, 19, a partir das 11 horas, haverá leilão de gado, seguido de festa no Salão Paroquial da Igreja Matriz. No cardápio: frango assado em forno à lenha, arroz e salada.
No período da noite, a partir das 21 horas, apresentação de dança do projeto da cidade, karatê e show musical com a banda Dona Benta, na praça da Matriz.
Amanhã, a partir das 8 horas, ocorre apresentação da banda marcial da cidade, em seguida, passeio ciclístico e corrida de pedestres por algumas ruas da cidade. Os participantes sairão de frente da praça da igreja Matriz. Haverá sorteio de brindes.
As atividades em alusão ao aniversário têm a realização da Prefeitura e Câmara Municipal, com apoio do Fundo Social.
DADOS – Segundo o Censo do IBGE de 2014, Nova Guataporanga possui 2.279 habitantes. Em 2010, esse número era de 2.177.
Nova Guataporanga foi fundada por José Alves Ferreira e Antônio Gomes em 20 de outubro de 1948, na região denominada gleba Pau D’ Alho por intermédio de um povoado no meio da imensa floresta que existia naquela época. O povoado começou a crescer e tornou-se uma pequena vila que recebeu o nome de Guataporanga, nome de origem tupi guarani, que significa “fera bonita”.
Na Lei n.º 2456 de 30 de dezembro de 1953 e executada em 1º de janeiro de 1954, foi elevada à categoria de distrito com sede no município de Tupi Paulista.
Em 18 de dezembro de 1959, pela Lei nº 5285 e posta em vigor à 1º de janeiro de 1960, passou a ser município, com áreas desmembradas dos distritos de Guaraciaba D’ Oeste, Tupi Paulista e Monte Castelo.
Seu primeiro prefeito foi Gervásio Fernandes Cunha. A cidade é atualmente administrada por Luiz Carlos Molina e o vice José Viscardi Gouveia Dias. A Câmara conta com nove vereadores, tendo como presidente Odair Augusto Coelho.