O fim de ano é uma ótima oportunidade para aqueles que estão desempregados ou desejam se reposicionar no mercado de trabalho. O comércio precisa aumentar o número de funcionários para atender a demanda de atendimentos, por isso, muitas oportunidades são oferecidas para suprirem a necessidade dos consumidores.
A oportunidade ainda vale para aqueles que precisam ganhar experiência profissional. Além disso, está se tornando cada vez mais comum entre as empresas contratar profissionais por tempo determinado para um projeto específico e dependendo da situação, pode-se conquistar um posto definitivo na empresa.
A Rede de Supermercados Troyano deverá contratar aproximadamente 60 trabalhadores e efetivar mais da metade, após o período de festas. As funções mais procuradas pelo supermercado são caixa e atendimento de balcão, frios e açougue.
Segundo Claudemir Dias Cardoso, responsável por uma das lojas, o candidato a vaga deve ter um bom relacionamento com o público, além de uma boa dose de comprometimento e dedicação.
Segunda pesquisa realizada em todas as capitais brasileiras pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), ser dinâmico (53%), comprometido (37%), saber trabalhar em equipe (26%) e ser comunicativo (25%) são as principais características desejáveis para o profissional buscado pelos comerciantes e prestadores de serviços. Outra característica curiosa é que o público feminino tem mais oportunidades nos empregos temporários: 44% dos empresários entrevistados preferem mulheres, principalmente entre as empresas do setor de comércio (46%).
O empresário José Roberto Salsman também já realizou a contratação de novas funcionárias para a sua loja, Aliança Calçados. No próximo mês, o quadro deverá aumentar ainda mais para atender a demanda de vendas no período natalino. Meninas acima de 18 anos respondem pela maior parte das vagas preenchidas. Salsman ainda mencionou que os períodos de eleição e Copa do Mundo “não influenciarão nas vendas de fim de ano”. Ele aguarda um crescimento de 10% com relação ao ano passado.
No comércio, a remuneração média é de R$ 1.100, além de comissões e bonificações a serem combinadas diretamente com o funcionário.
Para os especialistas do SPC Brasil, não existe um mês ideal para que as contratações sejam realizadas. Cada empresa deve fazê-la de acordo com o mercado e com o fluxo de vendas previsto para o final do ano. A Loja Brasil, por exemplo, já deu início a seleção de currículos, mas deverá fazer as contratações somente na segunda quinzena de novembro. Os funcionários temporários são avaliados e treinados antes que o movimento de festas fique mais intenso. Na maioria das vezes, os lojistas estendem o período de trabalho, após o Natal, em decorrência da movimentação para a troca de presentes e liquidações na primeira semana do ano.
DIREITOS – Quem pensa em se candidatar a uma vaga temporária deve prestar atenção ao que realmente tem direito, segundo a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). No geral, os direitos são os mesmos dos trabalhadores permanentes. Férias proporcionais – em caso de demissão sem justa causa; 13º salário proporcional e 1/3 de férias. Também cabe o direito à salubridade; adicional noturno; jornada de oito horas; remuneração de horas extras; repouso semanal remunerado; vale-transporte e os benefícios e serviços da Previdência Social. Porém, há algumas diferenças. Os trabalhadores temporários não têm direito a aviso prévio e nem aos 40% de multa do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).