Na manhã de terça-feira, 21, na Secretaria de Saúde, foi realizada reunião mensal do Conselho Municipal de Saúde, que contou com a abordagem de diversos assuntos.
O secretário de Saúde Maurinho Zerbeto, que é também o presidente do Conselho, falou sobre o recebimento de recursos do  IAC (Incentivo de Adesão à Contratualização) que a Santa Casa local estava sem receber desde janeiro, e este mês recebeu o acumulado de janeiro a agosto.
A provedora da Santa Casa, Zoraide Galvão Gentil, disse que várias contas  estão pendentes, inclusive cestas básicas, e que com os valores recebidos poderá quitar várias dessas dívidas.
A enfermeira Érica Perotti falou sobre a Campanha da Pólio e Tríplice Viral, onde serão vacinadas crianças contra a paralisia infantil com idade entre 6 meses a 5 anos incompletos e a Tríplice Viral de 1 ano a menores de 5 anos. Ela informou que o Ministério da Saúde adotou os dias 8 e 22 de novembro para a vacinação, e o município de Tupi Paulista, por medidas de contenção de despesas fará a campanha somente no dia 8.
Ainda segundo Érica, somente em caso de não atingir a meta é que acontecerá também no dia 22. Apenas duas unidades de saúde, que são o Centro de Especialidades Médicas e a Estratégia de Saúde da Família II estarão vacinando as crianças.
Maurinho Zerbeto falou também sobre a crise financeira que os municípios estão enfrentando e que obrigou a municipalidade a efetuar cortes extremos nos gastos, envolvendo até mesmo o fornecimento de café, chá, pão e água aos funcionários municipais. Segundo o secretário, somente os servidores do Almoxarifado e do Pronto Socorro não serão afetados por esta medida, devido ao tipo de atividade que desenvolvem.
As unidades de Saúde, juntamente com os agentes comunitários estão divulgando a campanha de alerta contra a hanseníase que será realizada de 20 a 24 de novembro.