Com ausência de chuva, os últimos dias foram marcados pelo calor intenso em grande parte do País e pelo agravante da baixa vazão dos mananciais responsáveis pelo abastecimento de água, sendo um deles, o do Sistema Cantareira, que abastece 374 cidades pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do estado de São Paulo).
Na última semana, a presidente da Companhia, Dilma Pena, revelou que em novembro a cota de água poderia acabar caso não ocorra chuvas até o próximo mês. A informação foi amplamente divulgada em jornais de circulação nacional, mas no dia seguinte a Sabesp divulgou nota se retratando sobre a afirmação.
Na região de Adamantina, a Sabesp garante que os mananciais operam normalmente, segundo a assessoria de imprensa em informação concedida recentemente à reportagem, que na região de Adamantina o abastecimento de água opera com normalidade. Entretanto, faltou água no município para os moradores dos bairros Jardim Europa e Conjunto Ipê, na manhã do último sábado, 18, e o fato deixou moradores assustados, já que, segundo os próprios munícipes, o rompimento não foi comunicado previamente.
O morador José do Carmo dos Santos relatou que: “Estava calor de 40ºC e amanhecemos sem água. É um absurdo”. Outros moradores que preferiram não serem identificados, também questionaram o problema e classificaram-no como falta de respeito à população.
Em nota, a Sabesp informou que houve rompimento de uma tubulação que abastece os bairros. “A equipe esteve no local no mesmo dia e fez o conserto da rede de água, normalizando o abastecimento para a região”.
O problema, segundo relatos da população, se estendeu durante a manhã e retornou no horário do almoço.