As 110 urnas eletrônicas que serão utilizadas no segundo turno das eleições para presidente da República e vice, amanhã, 26, em Dracena e Ouro Verde, estão prontas para a votação e serão instaladas hoje, 25, nas escolas onde as seções irão funcionar. Ontem, 24, no período da tarde, as escolas foram preparadas para o ato.
Para a votação em Dracena, serão utilizadas 94 urnas e em Ouro Verde, 16. No caso de eventual problema técnico, haverá urnas de reservas para substituições. As urnas eletrônicas que estavam no Cartório Eleitoral, a partir das 8h começam a ser transportadas para as escolas e em seguida, instaladas.
“Após as instalações, por determinação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), os funcionários dos Cartórios Eleitorais vão fazer nas urnas as checagens da data, horário e seção”, informa o chefe do Cartório Eleitoral, Moacir Auresco.
Para o segundo turno, cerca de mil pessoas, entre mesários, voluntários e funcionários da Justiça Eleitoral vão trabalhar em Dracena e Ouro Verde. Os resultados das eleições que começam às 8h e encerram-se às 17h em todo o País, só começam a ser divulgados após as 20h (horário de Brasília), devido à diferença de três horas no fuso horário de estados da região norte do País.
JUSTIFICATIVAS – Auresco informa ainda que no dia das eleições, o transporte de eleitores será feito da mesma forma e roteiros do primeiro turno. Dracena possui hoje, 38.858 eleitores e Ouro Verde, 5.933.
Nas escolas onde haverá votação, no Cartório Eleitoral de Dracena e no posto da Justiça Eleitoral em Ouro Verde, funcionarão postos de justificativas de ausências na eleição.
Para os eleitores com dificuldade de mobilidade e que se cadastraram no Cartório, haverá seções especiais no térreo de todas as escolas.