Na tarde de ontem, 23, o prefeito Ivo Santos e ex-prefeitos de Adamantina receberam a visita de Mario Escobar Marmo, filho do primeiro prefeito da cidade, Antônio Goulart Marmo, para doação de documentos e objetos históricos para o acervo municipal. O encontro ocorreu na Biblioteca Municipal Cônego João Baptista de Aquino.
A visita foi viabilizada pelo curso de História da FAI (Faculdades Adamantinenses Integradas) coordenado pela professora Simone Leite Andrade. A professora explica que através dos alunos André e Ênis foi estabelecido contato entre o professor de História, Bruno Pinto Soares e Mario.
Entre os itens doados para o acervo do município está uma câmera fotográfica, máquina de escrever, entre outros objetos que pertenceram a Antonio Goulart Marmo na época em que era prefeito, além de documentos com escritas pessoas do pioneiro e arquivos históricos do município, contendo recibos, dados de um plebiscito e despesas de campanha eleitoral.
O material foi acolhido pela Secretaria de Cultura, que preservará o material na Biblioteca para disponibilizá-lo para consulta à população e pesquisas escolares.
Mario reside atualmente em São Sebastião, é escritor e aproveitou para doar livros de sua autoria para o município.
Durante sua estadia em Adamantina, Mario visitou o Estádio Municipal que leva o nome do seu pai, a casa onde morou, que foi tombada e hoje abriga a Casa do Papai Noel, além da escola Navarro de Andrade, onde Goulart Marmo foi secretário.
PREFEITO – Antonio Goulart Marmo foi o primeiro prefeito de Adamantina, de 1949 a 1953. De 1954 foi vereador até o ano de 1957. Ainda na carreira política, ele chegou a ser candidato a deputado estadual, quando obteve número expressivo de votos, mas não conseguiu se eleger.
Antônio foi casado com Elinah de Carvalho Franco Escobar Marmo. Ele faleceu no dia 7 de fevereiro de 1992, aos 75 anos, vítima de septicemia.