A temperatura tem chegado aos 40ºC facilmente nos últimos dias e esse calor aquece literalmente segmentos específicos do comércio. O protetor solar, por exemplo, é necessário para todas as estações do ano, inclusive no inverno. Mas é somente quando a temperatura aumenta que as pessoas costumam buscar cuidados extras.
Drogarias, farmácias e supermercados oferecem uma gama de opções para o rosto e o corpo. Algumas lojas do setor em Dracena informaram que houve um aumento de 10% nas vendas de protetores após a chegada da primavera. Uma deles chegou a mencionar que a procura pelos produtos aumentaram 50% somente nos últimos dias. Os mais procurados têm sido os FPS 30 e 50. Destaque também para as vendas de bloqueadores faciais com fatores acima de 50 FPS, para vários tipos de pele.
Houve um crescimento expressivo também na linha infantil. Muitas mães têm se preocupado quanto à exposição solar. As altas temperaturas coincidiram com a semana do recesso escolar, mais um motivo de preocupação para os responsáveis, uma vez que, a maioria das brincadeiras acontece ao ar livre, e bebês e crianças possuem a pele muito sensível podendo gerar queimaduras, sardas e manchas, se exposto em demasia ao sol.
O preço dos protetores solares varia de R$ 15 a R$ 80, dependendo da marca. Algumas drogarias estão recebendo novas remessas para atender a demanda no final do ano, que deverá ter uma procura ainda maior.
PISCINA – Outro setor que percebeu o aumento nas vendas foi o comércio de piscinas. Segundo um dos empresários do ramo informa que neste ano muitos consumidores se anteciparam e iniciaram a compra e instalação de piscinas desde meados de junho. Neste período aumenta o uso das piscinas e consequentemente a venda de produtos químicos para o tratamento das águas. Brinquedos infláveis e tubos de espuma mais conhecidos como espaguete também possuem grande procura. Comerciantes do setor calculam um crescimento de 30% a 60% dos objetos.