Terminam hoje, 8, às 18 horas, as inscrições das Oficinas Técnicas Itinerantes oferecidas pelo Conservatório de Tatuí. Trata-se de cursos gratuitos voltados a regentes e músicos, com objetivo de propiciar apoio técnico aos agrupamentos musicais de sopros e percussão de todo o Estado.
As oficinas são coordenadas por Marcelo Maganha e integram a edição 2014 do Coreto Paulista que recebem inscrições de instrumentistas de Adamantina. Leme e Itapeva também contarão com oficinas.
Para participar, os músicos interessados deverão se inscrever nos respectivos municípios-sede. Outra opção é o site do evento (www.coretopaulista.com.br), com preenchimento de formulário próprio.
Preferencialmente, as oficinas são abertas a músicos com conhecimento musical. Os participantes podem, ou não necessariamente, ser instrumentistas que integram grupos, como: banda sinfônica, banda musical, banda marcial, fanfarras, corporações e demais corpos musicais.
Na edição 2014, os músicos selecionados nas três cidades participarão de cursos de regência, flauta transversal, clarinete, saxofone, trompete, trombone, tuba e percussão, por professores gabaritados. A lista divulgada nesta semana pela coordenação inclui nomes como: Akira Miyashiro, Marcos Virmond e Max Ferreira (regência); Edson Beltrami, Isaura Melo e Otávio Blóes (flauta transversal); e Julio José de Oliveira Neto, Marcelo Afonso e Rafael Pelaes (clarinete).
O conteúdo do curso de saxofone será repassado por Maikel Morelli, Giancarlo Medeiros e Rafael Migliani. Em trompete, as oficinas a serem ministradas ficarão a cargo de Claudio Cambé Sampaio, Gerson Brandino e Lino Martins. Os conhecimentos em tuba serão repassados por Luciano Vaz, Marco Antonio de Almeida Junior e Ricardo de Souza Francisco. As oficinas em percussão serão ministradas por Agnaldo Silva, Luis Marcos Caldana e Robson Moraes (Bob).
Adamantina e as outras duas cidades-sedes foram escolhidas dentre 21 inscritas para receber os cursos ministrados gratuitamente. Os municípios participaram de processo de escolha que envolveu apresentação de propostas feitas pelos municípios, análise de viabilidade e visitas técnicas.
As oficinas terão duração total de 12 horas cada, sendo ministradas durante um final de semana. Elas acontecerão nos dias 18 e 19 deste mês em Adamantina e nas duas cidades selecionadas.
No sábado, 18, os músicos selecionados por Adamantina, Leme e Itapeva receberão instruções das 9h às 12h e das 14h às 19h; no domingo, 19, eles participarão de atividades no horário das 8h às 12h.
Cada músico inscrito só poderá participar de uma oficina por município-sede. As oficinas inteiramente gratuitas são abertas a qualquer instrumentista interessado, desde que respeitando os limites de vagas. O número de vagas varia, sendo 80 vagas (mínimo) e 265 (máximo).
O Conservatório oferece aos municípios-sedes das Oficinas Técnicas Itinerantes seleção, contratação, capacitação e supervisão dos profissionais que atuarão nos cursos. Também fornece material didático de cada uma das disciplinas ministradas e emite certificado de participação aos alunos. Em contrapartida, as cidades que receberão as ações gratuitas cedem espaço físico.