O que é normal para a maioria das pessoas é um tormento para quem tem infecção na bexiga. De repente, bate aquela vontade de ir ao banheiro, mas na hora de urinar… nada. Pouco tempo depois surge a mesma vontade. Isso pode ser infecção urinária, conhecida também como cistite.
O problema é causado por bactérias presentes no intestino – e importantes para a digestão – mas que em contato com a uretra, e chegando à bexiga, causam infecção ou inflamação. Em casos mais graves estas bactérias podem se acoplar nos rins.
O médico Rogério Leão, ginecologista membro do corpo clínico do Centro de Reprodução Humana do IPGO (Instituto Paulista de Ginecologia e Obstetrícia) e consultor da Netfarma, principal farmácia online do país explica que qualquer pessoa está sujeita ao problema, mas as mulheres são as mais propensas a adquirir a infecção. “Como a uretra da mulher é mais curta do que a do homem e está mais próxima do ânus, a chance de as bactérias chegarem à bexiga são muito maiores.”
O ginecologista e membro do IPGO conta que na maioria dos casos o próprio corpo, com a ajuda da ingestão de líquido, expele as bactérias. “Caso o germe prolifere Na bexiga ou uretra é receitado o uso de antibióticos, após a identificação da bactéria por meio do exame de urina”, afirma o Dr. Leão.
Rogério ressalta que é importante o paciente não parar o tratamento medicamentoso, que em geral dura de 7 a 14 dias. “Após uma semana, muitos pacientes interrompem o uso dos remédios precocemente por notar melhora significativa. Mas isto é perigoso, a infecção pode voltar mais agressiva.”
SINTOMAS – Pessoas com cistite apresentam vontade excessiva de urinar; dores, arrepios e ardores fortes ao urinar; urina turva e em alguns casos com sangue e às vezes febre. Nesses casos, é fundamental procurar o médico ginecologista, no caso das mulheres, ou urologista, no caso dos homens.
A seguir, o ginecologista dá algumas recomendações de como prevenir a cistite nas mulheres, as mais afetadas pelo problema: Beba bastante líquido, especialmente água, que ajuda a eliminar as bactérias; Mantenha a higiene pessoal em dia; após usar o banheiro, limpe-se de frente para trás; Não retenha a urina; ficar longos períodos sem urinar pode predispor a infecção; Evite o uso de roupas íntimas apertadas ou de tecidos que atrapalham a transpiração; prefira as calcinhas 100% algodão. (Fonte: Netfarma)