Lucas Lima foi contratado pelo Santos no início deste ano e demorou para se firmar na equipe titular. No início da trajetória na Vila Belmiro, ele viveu altos e baixos e não conseguiu convencer o técnico Oswaldo de Oliveira, que comandava o time na época, e a torcida. Isso mudou: o camisa 20 tem crescido, e muito, de produção, tanto que virou peça indispensável na equipe de Enderson Moreira.
Contra o Botafogo, na noite da última quarta-feira, 15, no Pacaembu, pela Copa do Brasil, ele participou de quatro dos cinco gols santistas – deu assistência para três. Mesmo quando não consegue ajudar com passes decisivos, ele tem sido importante para dar dinâmica ao time nos jogos. E isso tudo tem feito Lucas Lima se tornar fundamental ao Alvinegro.
O técnico Enderson Moreira gosta de fazer rodízio no elenco, principalmente do meio para a frente. Leandro Damião, Geuvânio, Gabriel, Robinho, Thiago Ribeiro, Rildo… Todos esses, pelo menos uma vez, ficaram no banco. Mas o meia, não. Ele só não jogou quando estava suspenso pelo terceiro cartão amarelo, contra o Flamengo. Essa, inclusive, foi a única partida do Brasileirão da qual ele não participou.
Recentemente, Enderson mudou sua filosofia de não falar de jogadores individualmente nas entrevistas e rasgou elogios a Lucas depois de uma ótima atuação contra o Coritiba, na Vila Belmiro.
“Eu não gosto de falar de jogadores individualmente, acho que o que ajuda é o conjunto. Mas vou abrir parênteses hoje, porque é merecido. O campeonato do Lucas Lima é extremamente positivo. Ele é, sem dúvida nenhuma, uma das revelações do Campeonato Brasileiro. Tentei levar ele para o Goiás. Estávamos sempre monitorando ele. É um sonho poder contar com o Lucas. E esse sonho está sendo realizado agora. Ele está crescendo a cada jogo, é extremamente técnico. Percebemos a maturidade dele, porque sabe usar as características em prol da equipe”, disse o treinador.
Entre todos os jogadores que passaram pelo clube depois da saída de Paulo Henrique Ganso (Felipe Anderson, Montillo e Cícero) e tentaram substituir o são-paulino na armação, Lucas Lima é o que tem melhor desempenho até então. Ele deve ser titular novamente no clássico de amanhã, contra o Palmeiras, às 16h (de Brasília), pelo Campeonato Brasileiro, no Pacaembu.