Representando a Saúde Municipal de Flora Rica, as enfermeiras Paola Ruiz da Vigilância Epidemiológica e Carla Cristina da Vigilância Sanitária, participaram recentemente de encontro entre as GVE (Grupos de Vigilância Epidemiológica) de Presidente Prudente e Presidente Venceslau, onde foi abordado o Plano de Contingência da Dengue 2014/2015.
Realizado anualmente, o plano abrange ações preventivas em combate ao mosquito Aedes Aegypti, englobando o trabalho das equipes da Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica e Controle de Vetores.
Estas ações são, segundo a enfermeira Paola, inseridas imediatamente no Plano de Combate à Dengue no município. “Após participarmos desta reunião, buscamos reforçar algumas medidas apresentadas, entre elas, intensificar a busca ativa do mosquito e em casos de suspeita de dengue, agilizar os exames laboratoriais e se necessário, o tratamento imediato, supervisionando o paciente com celeridade”, ressaltou a enfermeira.
Durante a apresentação do plano foi exposto o índice de dengue na região, segundo dados das GVE de São Paulo, inclusive, destacando a importância da execução deste plano em período permanente, já que o mosquito sofreu mutação e está ainda mais resistente.