Cães e gatos a partir dos quatro meses de vida devem ser vacinados contra a raiva durante a Campanha antirrábica.
As doses da vacina já estão disponíveis em Flórida Paulista desde o início dessa semana e até o momento, ao menos 350 animais já foram imunizados no município. De acordo com o médico veterinário do Controle de Vetores que coordena a campanha, Luiz Vanderlei Borges Junior, o Ministério da Saúde destinou 1.600 doses da vacina para Flórida Paulista.
Até o dia 18, os animais da zona urbana serão imunizados e do dia 19 ao dia 28 será a vez da zona rural.
É necessário que os donos levem os animais até os pontos da campanha, que cada dia está em um local diferente, das 8h às 13h.
Hoje, 10, a equipe formada por médico veterinário e agente comunitário da saúde estará no Centro de Lazer; já no dia 13, Bar do Mineiro; dia 14, ESF III “Roberto Florindo”; dia 15, Ginásio de Esportes; 16, Centro de Saúde, e no dia 18, Praça Gerson Veronesi Ferracini.
O cronograma com os locais da campanha na zona rural está disponível no Centro de Saúde.
Nos casos de animais de grande porte, ou bravos, o dono poderá levar a dose da vacina para aplicá-la em casa, no entanto, é necessário levar recipiente com gelo.
O responsável pelo animal precisa, ainda, levar a carteira de vacinação do animal.
LUCÉLIA – Em Lucélia a campanha antirrábica tem início na próxima segunda-feira, 13, e se estende até o dia 17, na zona rural. Na área urbana, a vacinação ocorre do dia 18 ao dia 31.
De acordo com a Prefeitura, no dia 18, das 13h às 17h, os animais serão vacinados nos seguintes pontos: Centro de Saúde, Centro Comunitário do Parque das Palmeiras, Escola Carlos Bueno, Praça do Jardim das Flores, Setor de Vigilância Sanitária, Clube dos Trabalhadores, Oficina do Fininho, Praça da Matriz, Almoxarifado Municipal, Estádio Municipal, Campo de Bocha da Vila Cayres, Praça do Jardim Nova Lucélia e na rodoviária.
Do dia 20 ao dia 31, a vacinação acontecerá no Departamento de Vigilância Sanitária, das 7h às 13h.
ADAMANTINA – Em Adamantina, a campanha ainda não começou. Segundo o coordenador do Controle de Vetores, Luis Carlos Putinatti (Patrick), falta definir pendências referentes a materiais. A previsão é que a imunização tenha início entre a 2ª quinzena de outubro e início de novembro, com cronograma a ser definido pelo setor.