No livro do profeta Ezequiel encontramos um versículo muito interessante: “Ele me disse: filho do homem, fique em pé, pois eu vou falar com você” (Ez 2.1). Na parte final do primeiro capítulo é descrito o cenário do encontro de Ezequiel com Deus. 

O Senhor encontra o profeta com o rosto em terra e diz a ele: “fique em pé, pois eu vou falar contigo”. Ao nos aproximarmos do Senhor, ele restaura o nosso valor (ainda que todos possam dizer que você não tem valor) e a nossa dignidade. Todo aquele que pertence ao povo de Deus fica em pé, de cabeça erguida. Preste atenção nas palavras do Senhor ao povo de Israel: “Eu sou o eterno, o Deus de vocês. Eu os tirei do Egito para que vocês não fossem escravos dos egípcios. Eu os livrei da escravidão e os fiz andar de cabeça erguida” (Levítico 26.13).
Às vezes, no nosso dia-a-dia, nós nos retraímos. Temos vergonha de afirmar a nossa identidade, de testemunhar que cremos em Deus de todo o nosso coração. Mas Deus diz a mim e a você: “Fique em pé, levante a cabeça, pois é em meu nome que você vai falar”.
Paulo entendia isso na sua própria experiência de vida. Ele nunca se envergonhou do Evangelho (Romanos 1.16), pois conhecia o poder das Sagradas Escrituras para transformar vidas e circunstâncias. Ao anunciar o Evangelho não estamos sozinhos, pois o mesmo Espírito que dirigiu a vida e o ministério de Ezequiel nos sustenta no nosso testemunho.
Se nós também cremos que o Evangelho é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê, então sabemos também da urgência de pregarmos essa mensagem. Não precisamos ficar esperando uma situação sobrenatural e um chamado específico para isso. No momento em que cremos e nossa vida foi transformada, recebemos essa ordem e não mais podemos e nem devemos nos calar, mesmo que tenhamos que enfrentar afronta e resistência.
Deus chamou Ezequiel e o nomeou seu porta-voz numa terra conhecida e entre um povo conhecido. O nosso território e o nosso povo são os corações que não conhecem a Cristo. Ser os porta-vozes do Senhor em nosso contexto é um grande privilégio. Somente a Deus toda a glória!

*pastor e missionário presbiteriano