Na manhã de hoje, 25, donos de animais fêmeas de qualquer raça e tamanho poderão levar seus animaizinhos, como cães e gatos, para passar por avaliação médica. Trata-se da Campanha Outubro Rosa Pets, que ocorrerá das 9h às 12h, na Praça Arthur Pagnozzi. O objetivo principal é a conscientização dos responsáveis desses animais de estimação em relação à saúde, principalmente com o câncer de mama.
A médica veterinária, Paola Fávero, estará fazendo a avaliação gratuita na mama dos animais e explica que os tumores mamários correspondem a uma das mais frequentes neoplasias em cães, o que pode levar a morte do animal. “O fator de risco para o aparecimento da neoplasia inclui a não castração do animal e o uso de anticoncepcionais. Esses tumores podem ser múltiplos ou únicos, sendo palpáveis como nódulos ou massas dentro das glândulas mamárias”, diz.
Paola pontua que o diagnóstico se da pela apalpação das mamas e de exames histopatológicos. Quando a cirurgia de castração é realizada antes do primeiro cio (por volta dos cinco meses de vida do animal), o risco de desenvolvimento da neoplasia mamária é de 0 a 5%. “O melhor modo é a prevenção através da castração da fêmea, diminuindo aproximadamente 95% a chance do aparecimento do câncer de mama. Não é aconselhado o uso de anticoncepcional, pois em muitos casos, é o grande colaborador do aparecimento da neoplasia”, ressalta.
A médica veterinária indica examinar o animal diariamente, pois quando mais cedo se diagnosticar a doença, mais chances o animal tem de vencer o câncer de mama. A doença tem cura, porém é necessário procurar ajudar médica o quanto antes.
Os responsáveis dos animais que comparecerem na praça receberão informações gerais sobre prevenção, diagnóstico precoce e tratamento de câncer do câncer de mama na espécie canina e felina, através de médicos veterinários da Clínica AgroBS.
No próximo mês, haverá uma nova campanha direcionada aos animais machos.