A ascensão do Palmeiras na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro ainda não permite ao técnico Dorival Júnior abandonar a cautela. Na manhã de ontem, ele evitou como pôde dar pistas sobre a escalação de sua equipe para o clássico contra o Corinthians, hoje, às 16h20, no Pacaembu.
“Ainda não defini. Mas, basicamente, é a mesma equipe que jogou com o Cruzeiro, à exceção de possivelmente duas ou três alterações. Logicamente que uma delas é a volta do Valdivia”, comentou Dorival, antes de lamentar o pouco tempo de recuperação entre a partida de quarta-feira, 22, e a deste fim de semana.
Livre da suspensão imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o meia chileno Valdivia deverá ocupar a vaga de Bernardo, elogiado por Dorival. Na zaga, o veterano Lúcio está recuperado de dores na coxa esquerda e tem chances de reaparecer no lugar do jovem Nathan. Mais à frente, Marcelo Oliveira, que não enfrentou o Cruzeiro em razão de uma cláusula contratual, herdaria o posto de Renato.
Pelo discurso de Dorival, as alterações não são tão simples como aparentam. Lúcio, por exemplo, já não conta mais com espaço garantido no time. “O Lúcio e o Nathan têm os seus valores, então deveremos pensar direitinho no momento da escalação. É o que faremos. A definição ainda vai acontecer”, postergou o treinador.
Já do lado corintiano, Mano Menezes apontou a cautela necessária com o meia do Palmeiras em campo. O técnico do Corinthians elogiou a qualidade do chileno. “É um jogador que merece um cuidado especial. É um dos meias no futebol brasileiro que, com uma jogada, poderem desequilibrar uma partida. O Palmeiras sabe disso. Por isso, apostou nele. Vamos tomar os cuidados necessários”, afirmou o comandante alvinegro.
No meio-campo, Ralf está relacionado, mas é provável que Bruno Henrique siga entre os titulares. A briga pela vaga de Guerrero no ataque é entre Romero e Luciano, com favoritismo para o primeiro. No entanto, Luciano vem de boas participações quando é acionado e Mano pode alterar no intervalo de jogo. “São jogadores de características diferentes. A gente pode escolher um que brigue mais com os zagueiros no início e aproveitar melhor aberto na segunda parte. Espero fazer a escolha certa”, disse Mano.
A provável formação do Corinthians na tentativa de igualar o quase centenário confronto histórico com o Palmeiras é a seguinte: Cássio; Fagner, Felipe, Gil e Fábio Santos; Bruno Henrique, Elias, Petros e Jadson; Renato Augusto e Ángel Romero (Luciano).