Aqueles que possuem o costume de reformar ou reparar sepulturas no Cemitério Municipal para o Dia de Finados devem ficar atentos ao prazo estipulado pela Prefeitura. As melhorias poderão ser realizadas somente até o próximo domingo, 26. Após o período, esses serviços serão suspensos para que a equipe de funcionários do local realize manutenções e também para os familiares que desejam realizar a limpeza e decoração dos túmulos para a data, comemorada no próximo dia 2.
Na manhã de ontem, 21, a reportagem do Jornal Regional percebeu um número pequeno de pessoas que faziam suas reformas em túmulos de familiares. Antônia Aparecida Vieira da Silva e seu irmão eram um dos poucos visitantes que estavam no local reformando a sepultura de sua avó, falecida há 25 anos. Eles deram início às obras há duas semanas e optou pela colação de azulejos, o que facilita na hora da limpeza.
O administrador do Cemitério, Paulo Pedro de Araújo, informou que vem percebendo uma queda expressiva a cada ano no número de pessoas que zelam pelos túmulos de seus familiares. Neste ano, ele disse que o movimento foi ainda um pouco menor e acredita que o principal motivo possa ser as altas temperaturas. A partir da próxima semana, o movimento deverá aumentar para a limpeza e decoração dos túmulos para o feriado.
Paulo ainda ressaltou que a tradição de visitar o cemitério, zelar pelos túmulos e acender velas está diminuindo com o passar dos anos. “Hábitos como esses sempre foram mantidos pelo público com mais idade e as novas gerações não vem mantendo esta cultura”, contou o responsável. Ele mencionou que no ano 2000, o cemitério aguardava públicos de 30 mil visitantes e atualmente não esperam mais que 20 mil. De 2012 para 2013, Paulo percebeu uma queda de 20% de visitantes no dia do feriado.
O administrador pede para que os visitantes tomem cuidados com o acúmulo de água nos pratinhos e recipientes de vasos de plantas para não contribuir com a proliferação do mosquito da dengue.
Até o momento, existem 19.504 sepultamentos distribuídos em aproximadamente 8.500 túmulos. Nos dias 1º e 2 de novembro, o Cemitério funcionará excepcionalmente das 6h às 18h. Como todos os anos, os Vicentinos ficarão responsáveis pelos portões e pelos veículos que adentrarão no cemitério.