A Secretaria de Saúde de Adamantina confirmou a conquista do programa federal Academia da Saúde. O objetivo deste programa é promover práticas saudáveis e sustentáveis de modo de vida para a população, a partir de atividades físicas, alimentação equilibrada, educação em saúde, entre outros. Para implantação do programa, o Ministério da Saúde forneceu à Adamantina o valor de R$ 180 mil para a construção do polo da Academia, que são espaços públicos que possuem infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados.
Em Adamantina a modalidade conquistada foi Academia da Saúde Ampliada, ou seja, composta de espaço de vivência com estrutura de apoio (sala de apoio, depósito, sanitários, DML, copa), espaço com equipamentos (barra horizontal, espaldar, banco, prancha para exercício abdominal, barras assimétricas, barras marinheiro) e espaço multiuso (área livre). Para construção do espaço será preciso que as empresas interessadas passem por um processo de licitação modalidade tomada de preço, que já está marcada para o dia 28 de outubro.
O programa faz parte da estrutura organizacional das Redes de Atenção à Saúde, o RAS, e é um componente da Atenção Básica, desta forma, funciona também como porta de entrada para o SUS.