O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Adamantina em parceria com o Senar-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) encerra na próxima semana o curso Aprendizagem Agropecuária Básica, que acontece desde março desse ano, através do Programa Jovem Agricultor do Futuro.
Com carga horária total de 600 horas, o curso é oferecido anualmente a 35 estudantes entre 14 a 17 anos. As aulas são gratuitas, acontecem no período da tarde, das 13h às 17h, de segunda a sexta, com alimentação e material didático inclusos.
O aprendizado envolve práticas relacionadas às atividades agropecuárias em pequenas propriedades rurais e enfoca também o empreendedorismo.
As aulas são ministradas pelo instrutor pedagógico Alfredo Luiz Fernandes e pela instrutora técnica Franciele Simonato Silveira. Segundo o instrutor Alfredo entre o conteúdo trabalhado está o preparo da terra, cultivo, manejo, comercialização de vários tipos de lavoura e criação de animais.
“O curso é uma preparação dos jovens para a vida profissional, independente da área escolhida”, frisa o instrutor pedagógico.
O Programa tem o objetivo de preparar os jovens que estão em transição da idade infantil para a adulta e para a vida profissional, desenvolvendo situações teóricas e práticas no setor de agronegócios e outros. O jovem participa de atividades que desenvolvem a parte social e profissional de cada um, criando hábitos como responsabilidade, produtividade e pesquisa criatividade, chegando ao mercado de trabalho com uma experiência a mais.
Nesse ano, as aulas práticas aconteceram no terreno experimental da FAI (Faculdades Adamantinenses Integradas), mas Alfredo explica que ao longo do curso são realizadas visitas técnicas semanalmente em áreas diferentes.
Com o encerramento do curso para a atual turma, o Senar disponibiliza logo em seguida as inscrições para a turma do próximo ano, com abertura de 35 novas vagas.
SERVIÇO – Os interessados devem se inscrever na sede do Sindicato, localizado na avenida Ademar de Barros, 530. É necessário que o candidato esteja acompanhado dos pais ou responsável, munidos com RG e CPF do aluno.