Ontem, 30, durante o dia equipe do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) e funcionários da empresa Splace contratada pelo DER, estiveram em Dracena e Irapuru fazendo a aferição dos radares fixos instalados ao longo na rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294). Após a aferição que contou com o apoio da Polícia Militar Rodoviária os radares foram considerados aptos, mas por enquanto continuam inoperantes.
O Ipem de Presidente Prudente vai aguardar as fotografias que foram feitas na aferição para comparar com as fotos que o órgão já tem em seus próprios equipamentos e, em seguida, expedir os certificados de verificação dos radares para posteriormente o DER liberar o funcionamento.
Tirso Marconi, delegado regional do Ipem na região de Presidente Prudente, esteve com a equipe fazendo a aferição. Na verificação, o Ipem passou várias vezes com a viatura no local, como determina a lei, para testar se o aparelho está marcando corretamente a velocidade para ser liberado o funcionamento.
Segundo o delegado do Ipem, hoje, 1º, vão ser aferidos os dois radares instalados na SP-563 perto de Tupi Paulista e na cidade de Rinópolis.