Segunda-feira, na sessão do legislativo, o vereador Francisco Rossi (PR) afirmou que vários moradores o procuraram para reclamar da precariedade dos sinais de transmissão dos canais captados, no município. Por isso, produziu um requerimento ao prefeito, questionando se é competência do executivo a manutenção e/ou substituição das antenas. Em caso afirmativo, quando elas serão trocadas? Comentário de um leitor ao saber da solicitação: “deixa para consertar só quando findar o horário político gratuito”.
Sejam bem-vindas
Na manhã de ontem, o prefeito José Antonio Pedretti anunciou novos investimentos na área da Saúde municipal, com a construção de quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS). Adiantou que as unidades contemplarão os núcleos Frei Moacir II, conjunto habitacional Paulo Vendramini e os distritos de Jamaica e Jaciporã. Acrescentou que cada UBS funcionará em área de aproximadamente 320 metros quadrados, dotadas de consultórios médicos e odontológicos, salas de espera, administrativa e de vacinas, farmácia, inalação, medicação e sanitários.
Poderes divididos
Desde o final do ano passado, dezenas de grandes cidades do interior paulista buscam saídas para combater a crise no abastecimento de água. Em Bauru, a situação é caótica, com pelo menos 130 mil pessoas sem água nas torneiras de suas casas. E agora surge mais um problema: na segunda semana de novembro, o município sedia os Jogos Abertos do Interior e a expectativa é que receba uma população extra, superior a 20 mil pessoas, entre atletas, dirigentes, grupos de apoio e imprensa. A maioria dos vereadores sugere a suspensão do evento esportivo, mas o prefeito e seus assessores rechaçam a ideia. O alcaide argumenta que o governo estadual vai enviar uma verba extra para a contratação de caminhões-pipas.
Um bom companheiro
Além do semblante quase sempre sério e da economia nas palavras, Valfrides Benetti convivia com mais um elemento complicador: era um rígido professor de Matemática que se destacou pela competência. Tive o privilégio de conversar bastante com ele, nos intervalos das aulas do Isac Pereira Garcez e do Waldomiro Machado. À esposa Zeny, aos filhos e demais familiares sinceras condolências.
Os caros leitores
Recebi correio eletrônico do velho amigo Arnaldo Hirata, meu ex-aluno de Francês no querido Cene de Tupi Paulista. Uma das figuras mais expressivas de Santa Mercedes, o santista Arnaldo solicitou que repassasse ao Binho, criativo chargista desta folha, um recado: que ele repensasse sobre a publicação de domingo (19), quando o Palestra levou um ‘chocolate’ do Peixe. E fecha: “Mas tudo é brincadeira, somente para tirar um barato naquele artista, chargista de mão cheia e esperançoso de que o Verdão não caia novamente”.
Presente de natal antecipado
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou o reajuste da conta de luz e elevou a 17,63% o aumento médio da tarifa de energia, em todo país. Nas indústrias, as tarifas foram reajustadas em 18,20% e, nas residências, subiu 17,41%. A majoração superou o reajuste do Banco Central que estimulou o aumento de 16,8%.
Fim da baixaria
Amanhã, a rede Globo promove o quarto e último debate entre os presidenciáveis Dilma Roussef e Aécio Neves. A novidade fica por conta das perguntas dos eleitores indecisos que estarão na plateia. O programa só vai ao ar depois que o capítulo da novela ‘Império’ acabar e tem duração prevista de 1h50.
Quem mudou?
Anteontem, o ex-presidente Lula visitou Pernambuco e disparou pesados ataques contra o candidato Aécio Neves (PSDB). Para o petista, o ex-governador mineiro, ao atacar a presidente Dilma nos debates, mostrou que não é um “homem sério e de respeito“. “Só pode fazer isso alguém que não aprendeu a educação no berço”, gritou. Há 10 anos, Lula tinha conceito totalmente inverso de Aécio. Em fevereiro de 2004, em Uberaba, declarou: “Nós temos trabalhado de forma muito unida, e eu posso dizer para vocês, mineiros, que o governador Aécio Neves tem sido um grande parceiro do governo federal nessa arrumação de casa, sobretudo no primeiro ano”.